Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > portalmunicipios > CENTRO SUL BAIANO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EDUCAÇÃO

Colégio cria clube de leitura dedicado a escritores negros em Jequié

Iniciativa visa promover uma educação antirracista e fortalecer a identidade negra

Por Da Redação

12/07/2023 - 13:53 h
Clube do livro foi criado há um ano pela professora Jéssika Oliveira
Clube do livro foi criado há um ano pela professora Jéssika Oliveira -

Com o intuito de promover uma educação antirracista, o Colégio Estadual Doutor Milton Santos, instituição de ensino quilombola de Jequié, no sudoeste da Bahia, criou o clube do livro “Leitura Preta no Quilombo”. Idealizado há um ano, o projeto prioriza um acervo exclusivamente formado por escritores negros brasileiros e estrangeiros.

Conforme a instituição, a proposta é aprofundar a discussão acerca do combate ao racismo, além de fortalecer a identidade negra e quilombola. O clube é uma iniciativa da escritora e professora de Língua Portuguesa Jéssika Oliveira, que leciona no colégio estadual e é também residente do curso de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

“O projeto nasceu como forma de confrontar o racismo e a evasão escolar. Com a leitura, é possível observar e entender vários contextos, inclusive identificar situações de racismo e injúria racial. No primeiro momento, por exemplo, os estudantes nem sabiam que existiam escritores negros, a exemplo de Machado de Assis. Hoje, eles se sentem representados, compartilham com seus pais, familiares e amigos a experiência, se identificando e valorizando sua história e a contribuição importante dos povos africanos e afro-brasileiros na construção do país”, explicou.

A professora ressalta, ainda, que o projeto só está sendo possível graças ao apoio da direção do colégio, que abraçou a ideia e vem viabilizando sua realização, três vezes por semana, no ambiente escolar, nos turnos vespertino e noturno, para os alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio.

“Percebemos que a iniciativa já se reflete de forma positiva, como uma porta que se abriu para o aluno tomar consciência sobre sua ancestralidade e a importância do resgate da sua identidade e, assim, estar incluído dentro da sociedade”, afirma o vice-diretor da instituição, Jefferson Rosa.

Nesta semana, em comemoração ao primeiro ano da iniciativa, estão programadas rodas de conversas e um bate-papo, no formato remoto, com a coordenadora executiva do Juventudes do Agora e conselheira nacional da Juventude pelo Ministério da Educação (MEC), Wesla Monteiro.

“Ao trabalhar a temática do combate ao racismo e todo tipo de preconceito no ambiente escolar, por meio da leitura de autores negros, criamos uma conexão com nossas origens e passamos a entender e valorizar quem somos”, enfatizou Jessika Oliveira.

Para a presidente do clube, a aluna Ana Luísa Santana, da 9ª série, o livro “O Que é Racismo Estrutural”, de Sílvio Almeida, que traz uma discussão sobre raça, racismo e a estrutura das relações sociais, ao longo de cinco capítulos, foi, dentre as diversas obras vista no projeto, a que mais a impactou. “Acredito que, a partir da leitura desses livros espetaculares, poderemos evoluir bastante”, revelou.

Em novembro do ano passado, mês dedicado à Consciência Negra, foi realizado o 1º Concurso Literário do Quilombo, em que, além dos 25 alunos que frequentam três vezes por semana o clube de leitura, toda a comunidade escolar participou, totalizando 1.500 trabalhos inscritos.

“Estamos, agora, trabalhando em uma proposta de criação de uma plataforma digital para catalogar autores negros de toda a região Sudoeste da Bahia. Uma forma de conhecer, apoiar e, também, dar mais visibilidade à produção literária desses escritores”, adiantou a professora.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Clube de leitura combate ao racismo Educação Escritores negros Jequié

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Clube do livro foi criado há um ano pela professora Jéssika Oliveira
Play

Prefeito de Nova Canaã é vaiado durante evento

Clube do livro foi criado há um ano pela professora Jéssika Oliveira
Play

Denúncia aponta máquinas públicas de Jequié usadas em outro município

Clube do livro foi criado há um ano pela professora Jéssika Oliveira
Play

Prefeitura de Jequié não cumpre piso e agentes questionam R$ 10 mi para São João

Clube do livro foi criado há um ano pela professora Jéssika Oliveira
Play

Estradas precárias e problemas estruturais afetam alunos no Capão

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA