IMPACTO AMBIENTAL
Mineradora de ferro ameaça biodiversidade na Serra da Chapadinha
Inema fiscalizou região e interditou temporariamente uma pesquisa mineral executada pela empresa
Por Da Redação
Moradores de Itaetê, na Chapada Diamantina, denunciaram uma mineradora de ferro por temerem impactos ambientais causados após exploração de minérios na Serra da Chapadinha, localizada na região. O caso movimentou as redes sociais e gerou uma petição.
Após receber as denúncias, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) fez uma fiscalização na Serra, no dia 20 de abril, com uma equipe de especialistas da sede e da Unidade Regional do Instituto na Chapada Diamantina, e apoio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Lençóis.
Na região, o órgão interditou temporariamente uma pesquisa mineral executada pela Mineração Novo Rumo Ltda. De acordo com o Inema, foi constatado que, na área da propriedade, estava em curso apenas a atividade, não sendo observado indícios de desmatamento.
No entanto, os moradores reclamam que a interdição foi feita em apenas um quadrante da região, mas que ainda faltam outros três.
Inserida na região de Mata Atlântica, a Serra da Chapadinha é uma das mais importantes áreas de recarga hídrica do Estado da Bahia. Ela alimenta o Rio Una, afluente do Rio Paraguaçu, que é responsável pelo abastecimento de mais de 60% da Região Metropolitana de Salvador.
Segundo uma denúncia feita ao Jornal da Chapada, além de afetar o abastecimento de água e a biodiversidade da região, a mineração também atinge as comunidades locais. Elas são compostas por nove assentamentos e três quilombos, que vivem da agricultura familiar e do turismo de base comunitária.
A denúncia diz ainda que a mineradora recebeu um alvará de pesquisa da Agência Nacional de Mineração (ANM), que permite a retirada legal de mais de 300 mil toneladas de ferro ao ano, enquanto solicitam a lavra definitiva. Além disso, o transporte e movimentação da empresa supostamente foi liberado pela prefeitura de Itaetê.
A equipe de reportagem do Portal A TARDE tentou entrar em contato com a Mineração Novo Rumo e a Prefeitura de Itaetê, mas ainda não obteve retorno.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes