Obras do Sistema de abastecimento de água são concluídas no município de Iuiu | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Centro Sul Baiano

Obras do Sistema de abastecimento de água são concluídas no município de Iuiu

Publicado quarta-feira, 08 de setembro de 2021 às 07:31 h | Autor: Da Redação
A operação do SAA será feita pela Central de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento de Caetité.
A operação do SAA será feita pela Central de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento de Caetité. -

As obras do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da localidade de Pindorama, no município de Iuiu, no Sudoeste baiano, foram concluídas pelo governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). A operação do SAA será feita pela Central de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento de Caetité.

O secretário estadual de Infraestrutura, Leonardo Góes, destacou que trata-se do primeiro sistema que será transferido oficialmente para a nova Central de Caetité, caracterizando um marco para o Projeto de Centrais na Bahia. “Um dos principais benefícios deste modelo é a garantia de gestão profissionalizada da operação dos sistemas na zona rural, tendo como consequência o bom uso dos sistemas de abastecimento e distribuição de água tratada, o que reduz as doenças de veiculação hídrica, a preservação dos mananciais e o fortalecimento das associações, melhorando a qualidade de vida da população atendida”.

Executado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (CERB), vinculada à SIHS, o SAA foi construído a partir de um investimento total de R$ 2.782.096,04 em recursos do Banco Mundial/Programa Bahia Produtiva, com captação de água por meio de poço perfurado pela CERB, com sistema de bombeio/energização; tratamento de água através de casa de química e desinfecção; mais de dois mil metros de adutora; 16.518,65 metros de rede de distribuição; e 958 ligações domiciliares com mureta e hidrômetro, beneficiando 3.267 habitantes, conforme dados do governo do Estado.

Na Bahia, atualmente, existem três Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção de Sistemas de Abastecimento de Água: as de Seabra e a de Jacobina, implantadas há mais de 25 anos, e a de Caetité, fundada em fevereiro de 2020. As centrais compõem um modelo de associações civis de direito privado, sem fins lucrativos, que atuam na área do saneamento rural, com o objetivo de garantir a operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água.

Publicações relacionadas