Religiosos de matrizes africanas protestam em Vitória da Conquista | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Centro Sul Baiano

Religiosos de matrizes africanas protestam em Vitória da Conquista

Motivo do protesto foi a destruição do Terreiro de Xangô, casa do Pai de Santo Lucas de Xangô

Publicado quinta-feira, 05 de janeiro de 2023 às 14:38 h | Autor: Da Redação
Membros do Conselho de Promoção de Igualdade Racial e da Comissão de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já ofereceram apoio jurídico
Membros do Conselho de Promoção de Igualdade Racial e da Comissão de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já ofereceram apoio jurídico -

Adeptos das religiões de matrizes africanas fizeram um protesto em frente ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. O motivo foi a destruição do Terreiro de Xangô, casa do Pai de Santo Lucas de Xangô, no último dia 1 de janeiro.

O pai de santo alega "intolerância e racismo religioso".  Lideranças religiosas, representantes políticos e membros de comissões da Ordem dos Advogados do Brasil - Secão Bahia (OAB-BA), também estiveram presentes.

No último dia 01, Lucas de Xangô, ao chegar no local, encontrou os objetos ligados ao culto religioso destruídos. Um vizinho do Terreiro já foi ouvido e liberado pela policia. Sendo assim, boa parte ficou revoltada, já que o acusado teria assumido a "intolerância religiosa", ao dizer que a que o local era "coisa do demônio".

Que esteve no protesto presenciou o povo de santo e simpatizantes pedirem justiça. O vereador, que é também advogado, Alexandre Xandó (PT), junto com membros do Conselho de Promoção de Igualdade Racial e da Comissão de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já ofereceram apoio jurídico.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS