Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > portalmunicipios > EXTREMO OESTE BAIANO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EXTREMO OESTE BAIANO

Cadeia do algodão é apresentada a empresas de logística

Por Aleile Moura

19/10/2017 - 12:17 h
ABAPA recebe visita de grupo que propõe nova rota de exportação para o algodão baiano
ABAPA recebe visita de grupo que propõe nova rota de exportação para o algodão baiano -

Um grupo que estuda a viabilidade para implementar uma nova rota de exportação do algodão baiano para os países da Ásia, em especial a China, por meio de um porto do Nordeste brasileiro realizou uma visita técnica na Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), em Luís Eduardo Magalhães. Na última terça-feira, representantes do grupo, que é formado pelas empresas Star Logística, Suzuyo Gerenciamento Logístico, Alfatrans, Transparana e CMA/CGM do Brasil, conheceram as instalações da UBahia, Eisa Interagrícola, e do Centro de Análise de Fibras da ABAPA.

"Este é um estudo inicial de um novo modelo de exportação do algodão baiano para a Ásia para a China, com a possibilidade de otimizar a logística e reduzir os custos de operação. A ideia é conhecer como funciona o mercado e as condições de armazenamento, transporte e escoamento do produto para criar, também, uma operação atrativa financeiramente para os produtores baianos", explicou Érika Murata, diretora comercial da Suzuyo Gerenciamento Logístico.

“Ficamos impressionados com toda a estrutura montada e os detalhes inerentes à venda do algodão. Agradecemos pela visita e informações sobre a matéria-prima e escoamento da produção. Neste estudo prévio, iremos entender também a capacidade de exportação para montar uma estrutura em um porto do Nordeste e disponibilizar navios para levar o produto até a Ásia”, reforçou Adeline Bellion, gerente de desenvolvimento de negócios da CMA/CGM.

Ao representar a diretoria da ABAPA na visita, o produtor do grupo Santo Inácio, Marcelo Kappes, acredita no potencial do algodão baiano, em específico, do Oeste da Bahia, para que sejam oferecidas novas rotas e, de preferência, com menor custo, para escoar a matéria-prima. “Além de evidenciar a qualidade do nosso algodão, existe todo o trabalho desenvolvido pela ABAPA para estabelecer alternativas aos produtores como forma de reduzir custo em logística”, afirma Marcelo, ao garantir que a entidade está aberta para as empresas que queiram investir no setor.

Durante a visita às instalações da ABAPA, o diretor-executivo, Lidervan Mota Morais, e o coordenador do Centro de Análises de Fibras, Sérgio Brentano, ressaltaram a adequação dos produtores e da cadeia de algodão da Bahia às exigências de qualidade para fornecer matéria-prima para o mercado têxtil no Brasil e no exterior. Na UBahia, a beneficiadora foi apresentada por um dos sócios fundadores, Miguel Goldenberg; e na Eisa Interagrícola, pela gerente da filial em Luís Eduardo Magalhães, Márcia Enéias. Também integraram a comitiva, Carlos Vedovato da Transparana e Josias de Oliveira, da Alfatrans.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
ABAPA recebe visita de grupo que propõe nova rota de exportação para o algodão baiano
Play

Policias federais são vistos na sede da Prefeitura de Barreiras

ABAPA recebe visita de grupo que propõe nova rota de exportação para o algodão baiano
Play

Vídeo: mulher é presa por 'encomendar' morte do marido

ABAPA recebe visita de grupo que propõe nova rota de exportação para o algodão baiano
Play

Chuva danifica estrada de terra e provoca atoleiros no Vale do Capão

ABAPA recebe visita de grupo que propõe nova rota de exportação para o algodão baiano
Play

Após carro capotar, homem faz pedido de casamento em ambulância na BA

x