Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > portalmunicipios > EXTREMO OESTE BAIANO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Gestão e economia criativa possibilitam realização de eventos em LEM

Administração municipal tem apostado no Natal Luz de LEM e no Arraiá de LEM como opções para a economia girar

Por Da Redação

18/06/2023 - 16:25 h
Arraiá de LEM deste ano na cidade do Extremo Oeste Baiano
Arraiá de LEM deste ano na cidade do Extremo Oeste Baiano -

Uma nova geração de gestores está nascendo no oeste da Bahia, a partir de exemplos da atual administração de Luís Eduardo Magalhães. Eleito prefeito em 2020, com apenas 30 anos de idade, Junior Marabá (PP) tem dado exemplos de como o planejamento precisa andar de mãos dadas com o trabalho.

Além de atuar nas necessidades essenciais do município em seu governo, Junior Marabá tem olhado para o futuro dessa cidade, de apenas 23 anos de emancipação política. O prefeito tem ao seu lado Danilo Henrique, um jovem e atuante secretário de governo, que o ajuda na execução do planejamento de gestão. Danilo aparece nas pesquisas como possível para as próximas eleições em Barreiras.

Juntos, Junior Marabá e Danilo Henrique planejaram – norteados pela Economia Criativa, que tem como base a geração de emprego e renda através da Cultura - dois importantes momentos no calendário da cidade; o Natal e São João, olhando para os meses que encerram os semestres do ano. A intenção é girar a economia em duas importantes datas comemorativas, investindo no Natal Luz de LEM e no Arraiá de LEM.

Danilo Henrique, secretário de Governo de LEM, e o prefeito Junior Marabá (PP)
Danilo Henrique, secretário de Governo de LEM, e o prefeito Junior Marabá (PP) | Foto: Divulgação

“Festa faz girar a roda da economia criativa”

Um bom exemplo dessa forma de olhar para a economia da cidade foi a iniciativa de realizar o maior evento junino do Oeste da Bahia: o Arraiá de LEM. “Usamos duas estratégias básicas: a data, para conseguir atrações de primeira linha a um custo mais baixo e fomentar um novo calendário regional; e o tamanho da festa, para atrair gente de outros municípios e movimentar a economia local gerando emprego e renda”, explicou o secretário Danilo Henrique.

“Nossa preocupação sempre foi fazer girar a economia do município na base, que é o comércio. E como o comércio funciona? Com gente comprando. Não adiantaria a gente fazer uma festa pequena, com a participação apenas dos moradores de Luís Eduardo. Seria como se a gente tirasse dinheiro do bolso esquerdo e colocasse no bolso direito. Nosso dinheiro seria o mesmo. Tínhamos que atrair gente de fora, para isso tinha que ter boas atrações”, explica o prefeito Junior Marabá.

“Temos que pensar em quem precisa trabalhar. E evento tem essa característica. A prefeitura na realidade não gasta, mas sim investe dinheiro no evento. Pois ele gera emprego, que gera negócios e que gera renda para a cidade em todos os níveis, do grande hotel ao pequeno ambulante. Ao final, parte desse dinheiro ainda retorna para a prefeitura em forma de impostos. Festa faz girar a roda da economia”, conclui o Junior Marabá.

Os números e a legalidade

Em apenas quatro dias de festa no Arraiá de LEM 2023, os números aparecem para confirmar as expectativas da administração: foram mais de 120mil pessoas no total, 40 horas de forró, 39 atrações no palco, 116 barraqueiros e 68 ambulantes cadastrados, e mais 902 empregos diretos gerados antes e durante a festa.

Arraiá de LEM reuniu um público de cerca de 120 pessoas
Arraiá de LEM reuniu um público de cerca de 120 pessoas | Foto: Divulgação

Todos os gastos públicos referentes à festa foram disponibilizados voluntariamente aos órgãos de fiscalização conferindo ao município o ‘Selo – Transparência Festejos Juninos 2023’.

Este Selo foi conferido ao Município de Luís Eduardo Magalhães e ao prefeito Junior Marabá, pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPE) pelos Tribunais de Conta do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), os Ministérios Públicos de Contas, junto ao TCE (MPC/TCE) e ao TCM (MPC/TCM) e a Rede de Controle da Gestão Pública, com apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (Ucib).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Danilo Henrique Júnior Marabá Luís Eduardo Magalhães

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Arraiá de LEM deste ano na cidade do Extremo Oeste Baiano
Play

Policias federais são vistos na sede da Prefeitura de Barreiras

Arraiá de LEM deste ano na cidade do Extremo Oeste Baiano
Play

Vídeo: mulher é presa por 'encomendar' morte do marido

Arraiá de LEM deste ano na cidade do Extremo Oeste Baiano
Play

Chuva danifica estrada de terra e provoca atoleiros no Vale do Capão

Arraiá de LEM deste ano na cidade do Extremo Oeste Baiano
Play

Após carro capotar, homem faz pedido de casamento em ambulância na BA

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA