RECONHECIMENTO
LEM: agentes de endemias têm piso salarial reconhecido
Caso aprovado na Câmara, servidores vão passar a receber o equivalente a dois salários mínimos, no valor fixado de R$ 2.424,00 mensais

Por Da Redação

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá (UB), foi um dos primeiros do Brasil a reconhecer a Emenda Constitucional 121/2022 e conceder o Piso Salarial Nacional à categoria de Agentes Comunitários de Saúde - ACS e aos Agentes de Combate a Endemias - ACE.
Marabá encaminhou ontem, dia 15 de junho, à Câmara de Vereadores, o projeto de lei que reconhece o piso salarial nacional. Com a aprovação da Câmara, os servidores vão passar a receber o equivalente a dois salários mínimos, no valor fixado de R$ 2.424,00 mensais, além de instituir uma tabela do quadro de progressão horizontal e vertical para os trabalhadores.
Na mensagem enviada aos vereadores, o prefeito Junior Marabá destaca a importância da aprovação do projeto com urgência. “Essa é uma forma de incentivo a uma categoria essencial nas políticas públicas relacionadas a área da saúde e tem como objetivo adequar a legislação municipal à Emenda Constitucional que garantiu o piso nacional dos profissionais”, pontuou.
Leila Brotas, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (SINDACS-LEM), se manifestou via redes sociais, onde agradeceu a atenção dada pelo prefeito para a categoria.
“Um dos primeiros municípios a reconhecer a EC 121/22, concedendo a Piso Salarial Nacional a categoria de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias. São muitas lutas, mas também inúmeras vitórias. Em nome do SINDACS/LEM agradeço ao senhor prefeito Junior Marabá, pelo reconhecimento. Somos essenciais para saúde”, escreveu a presidente.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes