Cães e gatos são encontrados mortos dentro de sacos de lixo | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Metropolitana

Cães e gatos são encontrados mortos dentro de sacos de lixo

Corpos dos animais foram deixados em um calçada e traziam indícios de maus-tratos

Publicado domingo, 10 de abril de 2022 às 15:48 h | Atualizado em 10/04/2022, 17:41 | Autor: Bianca Carneiro
Um suposto suspeito foi vista andando pelo local momentos antes dos animais terem sido encontrados
Um suposto suspeito foi vista andando pelo local momentos antes dos animais terem sido encontrados -

Cães e gatos foram encontrados mortos no Loteamento Portão do Sol, em Buraquinho, na cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), na manhã deste domingo, 10. Os corpos dos animais, que traziam indícios de maus-tratos, estavam dentro de sacos pretos de lixo, imersos em uma lagoa.

ATENÇÃO! Vídeo contém cenas fortes:

 

 

Segundo informações do presidente da Associação de Moradores, Paulo Lordelo, os sacos foram encontrados por volta das 8h50 em uma área que dá acesso a uma galeria que deságua no Rio Joanes. Ele conta que uma pessoa estranha foi vista andando pelas imediações, momentos antes dos animais terem sido encontrados. 

De acordo com Paulo, não foi possível determinar a quantidade exata de animais mortos dentro dos sacos, pois nem todos foram abertos. No entanto, como dois se romperam quando foram retirados da lagoa, foi possível avistar pelo menos um cachorro e de dois a três gatos. 

Um Boletim de Ocorrência (BO) do crime já foi registrado em uma delegacia de Lauro de Freitas. Ainda de acordo com Paulo, a Associação possui câmeras de segurança, mas como o operador está de folga neste domingo, não foi possível consultar as imagens. No entanto, elas devem ser analisadas já na segunda-feira. "Amanhã iremos dar toda a prioridade nisso para buscar a identificação e a punição dos responsáveis por esse crime”, garantiu Paulo.

Identificação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já realizou a retirada dos animais. Um fato macabro observado pelas equipes do órgão é que alguns dos sacos traziam etiquetas com nomes como “Aghata” e “Morena”. No entanto, ainda não se sabe se esta identificação se referia aos animais, ou a algum suposto tutor ou tutora deles.

Para Paulo, os animais não pertencem a moradores do loteamento. “Eu não acredito que esses animais tenham sido daqui do loteamento, pois temos diversos grupos de comunicação e quando algum animal daqui some, a gente se mobiliza para encontrar. Não tivemos nenhum tipo de ocorrência nos últimos tempos e nem com essa quantidade de animais. A suspeita é de que essa ação tenha ocorrido no entorno e esses corpos tenham sido deixados aqui dentro”, afirma.

  • Nomes encontrados nos sacos com os corpos dos animais
    Nomes encontrados nos sacos com os corpos dos animais |
  • Nomes encontrados nos sacos com os corpos dos animais
    Nomes encontrados nos sacos com os corpos dos animais |
  • Nomes encontrados nos sacos com os corpos dos animais
    Nomes encontrados nos sacos com os corpos dos animais |
  • Nomes encontrados nos sacos com os corpos dos animais
    Nomes encontrados nos sacos com os corpos dos animais |
  

Os corpos dos cães e gatos serão periciados pelo CCZ para que a causa da morte seja identificada.

ATENÇÃO! Vídeo contém cenas fortes:

 

 

Crime

De acordo com o boletim registrado na polícia por Paulo, o crime se enquadra na Lei Ambiental de Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que define as diretrizes para maus-tratos contra animais e outros crimes ambientais. 

Segundo a lei, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode render uma detenção, de três meses a um ano, além de multa.

Quando se tratar de cão ou gato, a pena será de reclusão, de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. No entanto, a pena é aumentada de um sexto a um terço, quando ocorre morte do animal.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS