Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > portal municípios > METROPOLITANA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
28/09/2023 às 5:40 • Atualizada em 01/10/2023 às 12:45 - há XX semanas | Autor: Claudia Lessa

METROPOLITANA

Camaçari comemora 265 anos de emancipação política

Série de investimentos estruturantes marca momento de uma das cidades mais importantes do estado

Polo Industrial de Camaçari
Polo Industrial de Camaçari -

Camaçari celebra 265 anos de emancipação política nesta quinta-feira, 28 de setembro, registrando um aumento populacional de 23,3%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consolidando seu posto de quarta cidade mais populosa da Bahia, com mais de 300 mil habitantes, o município da Região Metropolitana vem se reorganizando a partir da expansão industrial – com a chegada de empresas como a BYD – e do aumento da demanda por moradias, negócios e turismo.

É neste cenário que a administração municipal desenha o presente e futuro de Camaçari, tendo como foco investimentos estruturantes que passam pela requalificação da orla e construção de novas avenidas, praças, viadutos, equipamentos esportivos/culturais e unidades escolares e de Saúde.

Neste dia comemorativo, a Prefeitura de Camaçari promove uma programação especial, a partir das 8h, com o tradicional desfile cívico na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A). O evento solene tem início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari e segue com apresentações de escolas municipais e privadas; fanfarras; grupos culturais e instituições militares e cívicas. Às 14h, na Praça Abrantes, se apresentam as bandas Samba na Praça; Samba e Suor; Samba do Tamanco; Caboquinho Movimento; Ericson Bom Balanço; Dinho Samba Comunidade; Rogério Bambeia; e Fora da Mídia.

O prefeito Elinaldo Araújo afirma que sua gestão se destaca pelo trabalho focado nas áreas da Saúde, Educação, Turismo, Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico. “Trabalhamos e investimos no presente, sem abrir mão de planejar o futuro de Camaçari. Nossas obras estão a todo vapor e tem muita coisa boa por vir ainda até 2024”, anuncia o chefe do executivo municipal. O gestor destaca a requalificação em toda a estrutura do Cidade do Saber, um complexo esportivo, cultural e educacional tido como um dos maiores centros de inclusão social da América Latina, sediado em uma área de 22 mil metros quadrados. A unidade abriga piscina semiolímpica; quadra poliesportiva; teatro, biblioteca, brinquedoteca, museu e conservatório de música, entre outros equipamentos.

Requalificação

Dentro dos investimentos estruturantes, o gestor ressalta que já foram entregues à população o Viaduto do Trabalhador, a Avenida Jorge Amado, o Trevo da Cascalheira e o Horto Florestal Linaldo da Silva. Elinaldo destaca, também, que, visando estimular a prática de atividades culturais, diversão e convívio social, mais de 60 praças vêm sendo requalificadas desde 2017 e, atualmente, estão em execução seis praças na sede e duas na costa e a entrega de 44 campos de futebol.

Na perspectiva de que o município continue crescendo, tanto na sede quanto na costa, o prefeito afirma que inúmeras outras obras estão em andamento. É o caso da construção de cinco creches para 1.880 crianças de 0 a 6 anos, distribuídas em dois turnos. O trabalho de requalificação, por sua vez, está sendo realizado no Cineteatro e no Arquivo Público (equipamentos integrados ao projeto do Centro Histórico), bem como na Avenida Concêntrica, que passará por obras e ganhará uma nova malha asfáltica em 2.800 metros de extensão, passeio com acessibilidade, drenagem, paisagismo e sinalização.

Nas comemorações do 265º aniversário de emancipação de Camaçari, o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, faz referência sobre a importância do município. “Camaçari é uma das cidades mais importantes da Bahia e detém o maior PIB (Produto Interno Bruto) industrial do Estado. Berço da indústria química e petroquímica, o município ocupa posição estratégica e, prova disso, é que têm sido os investimentos em Educação que a região vem atraindo. Dentre estes, se destaca a implantação no município, este ano, da Unidade Integrada Sesi-Senai, que é uma das formas de o Sistema Indústria se fazer presente e estar próximo das demandas do setor industrial”.

Empregabilidade e renda

Com o encerramento das atividades da montadora Ford, o prefeito Elinaldo afirma que a sua gestão busca medidas de fomento à atividade empresarial no município e a intenção é que o empenho gere novos postos de trabalho e incremente a arrecadação direta e indireta. “Camaçari se prepara e capacita sua mão de obra para atravessar a transição dos processos industriais. São diversas parcerias com instituições para garantir a qualificação dessa mão de obra, de forma que as empresas cheguem e encontrem profissionais capacitados para atuarem em seus empreendimentos”.

Uma dessas parcerias é com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que está com a missão de capacitar trabalhadores dentro do Projeto de Trabalho Social (PTS), com a qual o órgão oferece cursos para as mais diversas áreas. Além disso, Camaçari sedia o Senai-Cimatec Park, considerado o parque mais importante no setor de tecnologia e inovação do país, com a disponibilização de uma infraestrutura diferenciada para atender às necessidades em diversas áreas, “colocando a cidade em uma posição muito privilegiada e fortalecendo, cada vez mais, o desenvolvimento tecnológico”, conforme o gestor municipal.

Em meio às pautas de reestruturação municipal, a expansão industrial é marcada com a chegada de empresas de porte, a exemplo da asiática BYD – maior fabricante de veículos elétricos do mundo que anunciou um investimento de R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas em Camaçari, com a perspectiva de gerar cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos com a sua implantação. A expectativa é que o novo complexo da montadora venha a ser um polo de atração de fornecedores de diversos tipos para as áreas de peças técnicas e de serviços. “Estamos na torcida para que a BYD se instale o mais rápido possível, pois, sem dúvidas, este novo empreendimento vai impulsionar a geração de emprego e renda no município e na Bahia, além de retomar o polo automotivo em nossa cidade”, afirma Elinaldo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Polo Industrial de Camaçari
Play

Prefeitura de Mata de São João destrói moradias em Imbassaí. Veja vídeo.

Polo Industrial de Camaçari
Play

Estacionamento irregular gera risco no Litoral Norte

Polo Industrial de Camaçari
Play

Governo do Estado entrega a 30ª escola de tempo integral do ano

Polo Industrial de Camaçari
Play

Vídeo: PM agride verbalmente menina de 12 anos em Camaçari

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA