Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > portal municípios > METROPOLITANA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
01/08/2022 às 17:57 • Atualizada em 01/08/2022 às 19:26 - há XX semanas | Autor: Bianca Carneiro

CASO PORTÃO DO SOL

Imagens mostram suspeito da desova de animais em Buraquinho

Suspeita é de que cães e gatos foram descartados por clínica ou profissional; A TARDE teve acesso exclusivo às imagens

Polícia ainda não confirmou identidade do suspeito
Polícia ainda não confirmou identidade do suspeito -

Câmeras de segurança do Loteamento Portão do Sol, em Buraquinho, Lauro de Freitas, registraram o momento em que os cadáveres de cinco cães e gatos foram desovados no local, no dia 27 de abril. Um homem, de identidade desconhecida, aparece nas imagens obtidas com exclusividade pelo Portal A TARDE, cometendo o crime.

No vídeo, é possível ver que ele estaciona o carro em uma região deserta, de mata, retira do porta-malas os sacos de lixo em que os cadáveres estavam, e os joga no local.

Conforme apurado anteriormente pela reportagem, a suspeita é de que os corpos tenham sido descartados a mando de uma clínica ou profissional da área veterinária, já que parte dos animais apresentava indícios de procedimentos clínicos ou cirurgias.

Os animais mortos foram descartados no loteamento duas vezes: primeiro no dia 10 de abril e, depois, no dia 28 do mesmo mês. Em ambos os casos, os cadáveres estavam imersos em galerias de água do Rio Joanes e traziam etiquetas com os supostos nomes dos cães e gatos.

Segundo a diretoria do Loteamento, a gravação das câmeras de segurança foi realizada por volta das 22h30 do dia 27 de abril, um dia antes da segunda ocorrência. As imagens já foram entregues à delegacia de Lauro de Freitas, responsável pela investigação.

O Portal A TARDE tentou contato com a Polícia Civil de Lauro de Freitas para solicitar informações sobre possíveis suspeitos e aguarda retorno. Confira as imagens flagradas pela câmera de segurança:

Laudo

A reportagem também teve acesso exclusivo ao laudo de necrópsia dos corpos emitido pelo Centro de Controle de Zoonoses de Lauro de Freitas. O documento atesta que a maioria dos animais era macho e passou por algum tipo de procedimento veterinário antes da morte.

De raça indefinida e coloração caramelo, o cão identificado como “Zeus”, trazia marcas de uma tricotomia na região abdominal. A mesma intervenção foi observada em um gato branco encontrado com o nome de “Pimpo”. Outro cão não identificado, de raça indefinida e cor caramelo, trazia esparadrapo para acesso venoso na pata esquerda traseira.

O laudo esclarece que tricotomias são raspagens do pêlo em determinados locais para realização de intervenções clínicas.

“No caso dos animais, tricotomia em região abdominal refere-se a exame de ultrassonografia, por exemplo, já realizada nos membros indica acesso venoso de cateter para aplicação de solução fisiológica ou medicações venosas. Assim como o esparadrapo encontrado na para que indica também que houve acesso venoso, já que o mesmo é utilizado para prender o cateter na pata do animal”, afirma a perícia.

Os outros dois cães encontrados no dia 28 - um poodle branco, identificado como ‘Bodo’, e uma cadela da raça pinscher, sem identificação - não possuíam sinais de procedimentos clínicos.

Nenhum dos animais pertence a moradores do Loteamento e, até o momento, não há informações sobre possíveis tutores. Leia o laudo na íntegra:

Crime

O descarte dos corpos no condomínio se enquadra na Lei Ambiental de Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que define as diretrizes para maus-tratos contra animais e outros crimes ambientais.

Segundo a lei, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode render uma detenção de três meses a um ano, além de multa.

Quando se tratar de cão ou gato, a pena será de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. No entanto, a pena é aumentada de um sexto a um terço, quando ocorre morte do animal.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Polícia ainda não confirmou identidade do suspeito
Play

Associação rejeita eleições. Denúncia aponta venda ilegal de lotes

Polícia ainda não confirmou identidade do suspeito
Play

Prefeitura de Mata de São João destrói moradias em Imbassaí. Veja vídeo.

Polícia ainda não confirmou identidade do suspeito
Play

Estacionamento irregular gera risco no Litoral Norte

Polícia ainda não confirmou identidade do suspeito
Play

Governo do Estado entrega a 30ª escola de tempo integral do ano

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA