Lauro de Freitas ganha núcleo de apoio a vítimas do trabalho escravo | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Metropolitana

Lauro de Freitas ganha núcleo de apoio a vítimas do trabalho escravo

Objetivo do núcleo é fortalecer o combate ao trabalho escravo e o tráfico de pessoas

Publicado sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 às 11:04 h | Atualizado em 27/01/2023, 11:12 | Autor: Da Redação
Equipamento montado com apoio do MPT foi inaugurado nesta sexta-feira, 27
Equipamento montado com apoio do MPT foi inaugurado nesta sexta-feira, 27 -

Um serviço de cidadania com atendimento humanizado. O município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, ganhou nesta sexta-feira, 27, o primeiro Núcleo Municipal de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes no Estado da Bahia.

Foi inaugurada ainda a nova sede da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR), que vai funcionar no mesmo local, em um shopping center na Estrada do Coco.

O núcleo foi montado pelo Governo da Bahia, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), e vai dispor de salas de psicologia, reunião e coordenação, assistência social e jurídico. Os móveis e equipamentos foram adquiridos com recursos de ações judiciais movidas pelo MPT, com investimento de R$ 62 mil reais.

O objetivo é fortalecer o combate ao trabalho escravo e o tráfico de pessoas. O núcleo vai atuar na articulação de órgãos públicos e entidades civis envolvidas no enfrentamento ao tráfico de pessoas, com suporte às vítimas desse tipo de crime. O núcleo vai atuar ainda no combate ao trafico de pessoas e o trabalho escravo, com informações encaminhadas às polícias Federal e Civil e demais órgãos que tratam com as questões.

As vítimas vão receber orientação e encaminhamento para abrigos, serviços psicológicos, auxílio ao retorno à cidade de origem, além de desenvolver pesquisas sobre o tráfico de pessoas, formação, capacitação e sensibilização de órgãos públicos e sociedade civil sobre o tráfico de pessoas e contrabando de migrantes.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS