LITERATURA
Livro traz valor de cidades da RMS na fixação da Independência
Lançamento da obra do historiador Diogo Copque acontece no próximo sábado, 28
Por Da Redação

Apresentando aspectos relacionados à participação de quatro cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) no processo de consolidação da Independência do Brasil na Bahia, o pesquisador Diego Copque lança, neste sábado, 28, o livro “A presença do Recôncavo Norte da Bahia na consolidação da Independência do Brasil”.
O evento acontece a partir das 11h, na na praça Desembargador Montenegro, em Camaçari, uma das cidades abordadas na obra, que também destaca outros três municípios como Dias D'Ávila, Lauro de Freitas e Mata de São João.
Conforme as pesquisas feitas pelo também professor e historiador, as cidades são apresentadas no contexto da guerra da Independência, desde o primeiro conflito, em fevereiro de 1822, até o desdobramento em outubro de 1824, com a Revolta do Batalhão dos Periquitos, que depois de amotinado na Cidade do Salvador, acampou em Vila de Abrantes.

Para Copque, a publicação desse livro nasce da necessidade de retirar da invisibilidade esta parte importante da história da Bahia, a relevância e representação dos aspectos étnicos, antropológicos e culturais no processo de formação e consolidação da nação brasileira.
A obra, ainda de acordo com ele, ainda visa fomentar e fortalecer o engajamento da sociedade civil na luta para assegurar a incorporação de suas raízes históricas e seu protagonismo no processo de consolidação da Independência, inclusive com uma presença mais intensa nos festejos e na agenda oficial do 2 de Julho, que em 2023 completa 200 anos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes