Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > portalmunicipios > METROPOLITANA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
19/08/2023 às 15:56 | Autor: Agência Brasil e Da Redação

BAHIA

ONU condena assassinato brutal de Mãe Bernadete

A líder quilombola foi executada a tiros na noite de quinta-feira em Simões Filho

Imagem ilustrativa da imagem ONU condena assassinato brutal de Mãe Bernadete
-

A Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o assassinato da liderança quilombola Maria Bernadete Pacífico, Mãe Bernadete, ocorrido nessa quinta-feira, 18, no Quilombo Pitanga dos Palmares, no município de Simões Filho. Em um comunicado divulgado neste sábado, 19, o escritório regional para a América do Sul da ONU Direitos Humanos manifestou solidariedade com a família e a comunidade e convocou o Estado Brasileiro a realizar uma investigação “célere, imparcial e transparente” sobre o homicídio.

“A ONU Direitos Humanos manifesta sua solidariedade com a família e a comunidade dessa reconhecida mulher negra, quilombola, representante de uma religião de matriz africana e defensora do seu território”, diz o comunicado.

Yalorixá, Mãe Bernadete era coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho. Ela foi morta a tiros em sua casa e terreiro religioso, enquanto assistia televisão com dois netos e mais duas crianças. Ela já vinha denunciando há algum tempo a diversas instâncias governamentais que estava sendo ameaçada de morte.

No comunicado, a ONU Direitos Humanos ressaltou que Mãe Bernadete também estava empenhada na busca da justiça pela morte do seu filho Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, também assassinado a tiros em 2017. A nota diz ainda que a Yalorixá sempre denunciou a violência enfrentada pelas comunidades quilombolas.

“Diante da constante violência, o organismo reforça o apelo pela proteção a lideranças e pessoas defensoras dos direitos humanos. Nesse sentido, chama o Estado a cumprir seu dever de proteger a vida, a integridade pessoal, os territórios, a liberdade religiosa e os recursos naturais desses povos”, ressalta o comunicado.

Corpo de Mãe Bernadete foi velado na tarde de sexta-feira
Corpo de Mãe Bernadete foi velado na tarde de sexta-feira | Foto: Olga Leira | Ag. A Tarde

Durante o velório, na tarde de sexta-feira,18, Wellington Pacífico, filho de Mãe Bernadete folou com o Portal A TARDE e expressou a dor de ter perdido mais um ente querido da mesma forma brutal que seu irmão foi morto em 2017 e o temor de ser o próximo. "Minha mãe morreu com 72 anos, com 12 tiros no rosto e 8 no corpo, 20 tiros. Minha mãe, uma idosa que só fazia o bem e morreu desse jeito [...] Já levaram meu irmão, 12 tiros no rosto também, e agora levaram minha mãe, 20 tiros. Aí o que que eu vou pensar? Que eu sou o próximo".

O representante da ONU Direitos Humanos na América do Sul, Jan Jarab também repudiou o crime. “Este crime terrível não pode ficar impune. É um lamentável novo exemplo dos perigos que as comunidades quilombolas enfrentam diante da violência daqueles que ameaçam seus territórios e sua cultura”, disse.

O sepultamento de Mãe Bernadete foi às 11h em um cemitério da capital baiana. Antes, ela foi homenageada com samba, ritual candomblecista e caminhada pelas ruas de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

Uma comissão interministerial do governo federal acompanha as investigação em Salvador. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, determinou apuração rigorosa por parte das polícias Militar e Civil. A Polícia Federal também abriu inquérito para investigar o caso.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito de Vera Cruz diz que Nego da Coroa formou "combo do atraso"

Play

Associação rejeita eleições. Denúncia aponta venda ilegal de lotes

Play

Prefeitura de Mata de São João destrói moradias em Imbassaí. Veja vídeo.

Play

Estacionamento irregular gera risco no Litoral Norte

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA