ENSINO WALDORF
Pais pedem manutenção de pedagogia em escola de Imbassaí
Prefeitura ainda não teria investido na contratação de mais profissionais habilitados na proposta pedagógica
Por Rodrigo Tardio
Tudo começou há 12 anos, em Imbassaí, litoral de Mata de São João. Fundada por um grupo de pais de alunos e com proposta educacional diferenciada, a Escola Casa da Mata, voltada para a educação infantil foi municipalizada, em 2018, e atualmente enfrenta dificuldades. De acordo com denúncias, a Prefeitura do município não vem atendendo algumas necessidades da unidade escolar.
Uma das questões é o investimento na continuidade da proposta pedagógica. A unidade adota a pedagogia Waldorf, criada pelo austríaco e fundador da antroposofia, Rudolf Steiner. De acordo com Alexandra Conde, mãe de aluno e integrante do 'Coletivo Familiar Casa da Mata', a Prefeitura se encarregou de abraçar e dar a base necessária para que a pedagogia seja mantida na proposta de ensino da unidade.
"Atualmente temos duas professoras com formação completa na pedagogia Waldorf. São profissionais antigos na Casa. É preciso que tenhamos mais profissionais habilitados, já que a forma de avaliação dos alunos também é precisa ser feita de forma diferente", afirmou Alexandra.
Ainda de acordo com Alexandra, a unidade ainda não tem um coordenador pedagógico específico no ensino Waldorf. Além disso, o coletivo pede que seja garantido o completo Ensino Fundamental I, até o quinto ano, bem como a construção da sede própria, que já está em andamento.
O equipamento começou a funcionar, em 2010, com apenas 10 crianças, e hoje, se a pedagogia for mantida, é apontada pela Unesco como a mais adequada para a "nova geração". Atualmente o local atende a pelo menos 100 familias da região.
De acordo com denúncias de outros pais de alunos, manutenções básicas não estão sendo cumpridas pela Prefeitura. Na área externa é possível ver cadeiras quebradas, equipamentos de lazer destruídos, estruturas deterioradas, bem como resto de materiais que se transformaram em entulhos;
"Em diversas ocasiões as famílias dos alunos assumiram a função para a aquisição de materiais, pois a escola precisa de reparos", disse uma mãe de aluno.
"Já fizemos manutenções de portões, cadeiras, chuveiro, e até material escolar. Tudo custeado pelas famílias. A prefeitura não cuida das crianças daqui e isso é uma falta de compromisso", finalizou um pai de aluno.
Procurada, a Prefeitura de Mata de São João disse que uma nova unidade já está sendo construída no município e ainda este ano vai ser entregue à população.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes