Pais pedem manutenção de pedagogia em escola de Imbassaí | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Metropolitana

Pais pedem manutenção de pedagogia em escola de Imbassaí

Prefeitura ainda não teria investido na contratação de mais profissionais habilitados na proposta pedagógica

Publicado quinta-feira, 01 de setembro de 2022 às 14:00 h | Autor: Rodrigo Tardio
Na área externa da unidade escolar é possível ver o aspecto de abandono pelo poder público
Na área externa da unidade escolar é possível ver o aspecto de abandono pelo poder público -

Tudo começou há 12 anos, em Imbassaí, litoral de Mata de São João. Fundada por um grupo de pais de alunos e com proposta educacional diferenciada, a Escola Casa da Mata, voltada para a educação infantil foi municipalizada, em 2018, e atualmente enfrenta dificuldades. De acordo com denúncias, a Prefeitura do município não vem atendendo algumas necessidades da unidade escolar.

Uma das questões é o investimento na continuidade da proposta pedagógica. A unidade adota a pedagogia Waldorf, criada pelo austríaco e fundador da antroposofia, Rudolf Steiner. De acordo com Alexandra Conde, mãe de aluno e integrante do 'Coletivo Familiar Casa da Mata', a Prefeitura se encarregou de abraçar e dar a base necessária para que a pedagogia seja mantida na proposta de ensino da unidade.

"Atualmente temos duas professoras com formação completa na pedagogia Waldorf. São profissionais antigos na Casa. É preciso que tenhamos mais profissionais habilitados, já que a forma de avaliação dos alunos também é precisa ser feita de forma diferente", afirmou Alexandra.

Ainda de acordo com Alexandra, a unidade ainda não tem um coordenador pedagógico específico no ensino Waldorf. Além disso, o coletivo pede que seja garantido o completo Ensino Fundamental I, até o quinto ano, bem como a construção da sede própria, que já está em andamento.

O equipamento começou a funcionar, em 2010, com apenas 10 crianças, e hoje, se a pedagogia for mantida, é apontada pela Unesco como a mais adequada para a "nova geração".  Atualmente o local atende a pelo menos 100 familias da região.

De acordo com denúncias de outros pais de alunos, manutenções básicas não estão sendo cumpridas pela Prefeitura. Na área externa é possível ver cadeiras quebradas, equipamentos de lazer destruídos, estruturas deterioradas, bem como resto de materiais que se transformaram em entulhos;

"Em diversas ocasiões as famílias dos alunos assumiram a função para a aquisição de materiais, pois a escola precisa de reparos", disse uma mãe de aluno.

"Já fizemos manutenções de portões, cadeiras, chuveiro, e até material escolar. Tudo custeado pelas famílias. A prefeitura não cuida das crianças daqui e isso é uma falta de compromisso", finalizou um pai de aluno.

Procurada, a Prefeitura de Mata de São João disse que uma nova unidade já está sendo construída no município e ainda este ano vai ser entregue à população.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS