RMS
PF resgata espécie rara de macaco-prego em residência de Camaçari
Investigados irão responder pelos crimes de tráfico de animais e falsificação documento público
Por Da Redação
Um macaco-prego do gênero 'Sapajus' foi resgatado na manhã desta quinta-feira, 31, em operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A operação, que carrega o mesmo nome da espécie do primata, teve apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O animal estava sendo criado em uma residência acobertado com documentação falsa.
Os investigados pela comercialização do animal irão responder pelos crimes de tráfico de animais e falsificação de documento público. As penas, somadas, podem chegar a sete anos de reclusão.
O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, tendo encaminhado o animal apreendido ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama para reabilitação e possível devolução à natureza.
Crime
O tráfico de animais silvestres causa enorme prejuízo à fauna brasileira, criando graves desequilíbrios ambientais, inclusive em ecossistemas protegidos, e podendo expor determinadas espécies ao risco de extinção.
Desta forma, a criação de animais silvestres somente é permitida quando adquiridos de criadores comerciais registrados no Ibama, que possuam Cadastro Técnico Federal (CFT) e autorização no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes