NOVAS INICIATIVA
Secretarias discutem ações ambientais em Camaçari
Demanda tem sido atendida nos últimos anos com definição de legislações ambientais municipais para o setor
Cercado de recursos naturais, o município de Camaçari reúne praias, rios, aquíferos, dunas e extensas áreas de vegetação nativa. No entanto, o crescimento desordenado e ausência de fiscalização deixaram uma enorme lacuna para as públicas de proteção e gestão ambiental. Essa demanda tem sido atendida nos últimos anos com a definição de legislações ambientais municipais para o setor, medidas de proteção, programas de requalificação e ações de educação ambiental.
A ampliação dessas medidas e criação de novas iniciativas tem sido uma pauta recorrente de cooperação técnica entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari (Sedur) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Dando continuidade na pauta, o vereador Gilvan Souza se reuniu na tarde de terça-feira (18/5), com as titulares das pastas de Meio Ambiente, Márcia Telles (Sema) e Andrea Montenegro (Sedur); a diretora Administrativa e Financeira do INEMA, Daniella Fernandes e os assessores técnicos da Sedur, Alana Athayde e João Leal.
Atendendo aos pedidos da comunidade e do legislativo, a Sedur consultou os órgãos ambientais do Estado sobre as orientações e condicionantes para revitalização do entorno da Prainha de Parafuso. O projeto será discutido com a Embasa para análise técnica da faixa de interesse público.
“Minha maior intenção é no sentido de revitalização para atender a comunidade e como medida preventiva para que não haja mais ocupação”, explica Andrea Montenegro.
Os grupos de ciclismo do município também foram comtemplados na pauta com a discussão sobre a revitalização do Anel Florestal, conhecido como cinturão verde. Para o local, a Sedur prevê a identificação das trilhas para ciclismo, plantio de árvores e instalação de mirante. Considerando que a intervenção não altera a finalidade do anel florestal, a pasta municipal espera receber uma sinalização positiva do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic, responsável pela gestão da área.
Na oportunidade, os representantes do município tiveram informações sobre a participação do Estado nos estudos sobre o clima e na formulação do Plano Estadual de Inventário dos Gases do Efeito Estufa.
“Ele trata de setores específicos que atingem diretamente Camaçari, que são a indústria, agricultura, saneamento e geração de energia. Todos esses setores foram fundamentais para estabelecer o inventário. Com isso, estamos trabalhando para montar o Plano Estadual de Mudanças Climáticas”, compartilhou Márcia Telles.
Para o vereador Gilvan Souza, essa interlocução entre Estado e Município representa um grande passo para garantir o crescimento ordenado e sustentável do município.
“A Sema e a Sedur têm a mesma visão e prioridades sobre a gestão ambiental do município. Essas agendas estão nos ajudando a criar pautas conjuntas, alinhar as ações e soluções. O que está sendo discutido aqui influencia na vida de toda a cidade, são essas iniciativas que vão definir qual modelo de desenvolvimento e índice de qualidade de vida teremos nos próximos anos”, conclui.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes