CADERNO MUNICÍPIOS
A TARDE Educação estimula formação de leitores críticos
Estudantes são incentivados pelos seus professores a manusear e produzir diferentes conteúdos
Por Claudia Lessa
Estimular o desenvolvimento da competência leitora com enfoque na formação integral do sujeito, através da interação com o jornal enquanto ferramenta para práticas pedagógicas. Este é o foco do A TARDE Educação, que completa, neste abril, 27 anos de atuação nas redes públicas de ensino, já tendo alcançado duas mil escolas e contribuído com a formação de mais de 35 mil professores e o aprendizado de 200 mil estudantes. O programa de educomunicação traz agregado ao seu conteúdo a proposta de aprimorar a linguagem e o vocabulário dos alunos.
>>> Confira o Caderno Municípios desta quinta-feira
Por meio da iniciativa, os estudantes são incentivados pelos seus professores a manusear e produzir diferentes conteúdos, a partir de um posicionamento crítico e ético diante dos fatos. Conforme seus mentores, o A TARDE Educação busca aproximar os professores aos meios de comunicação e oferece uma série de atividades educativas e culturais e possibilidades interdisciplinares, favorecendo a concentração; o domínio da leitura escrita; e a disciplina dos estudantes na sala de aula. Em outras palavras, o programa se propõe a romper com os “muros” das escolas e trazer a consciência das notícias relevantes, conforme seus idealizadores.
Nas atividades em sala de aula, o jornal funciona como um livro novo, a cada dia, oferecendo uma variedade de textos para o professor escolher qual trabalhar em sala de aula. Nas matérias relacionadas à editoria de Turismo, por exemplo, as informações vão atualizar os temas de História e renovar a Geografia, bem como permitir que os estudantes descubram atrativos naturais e culturais. Na área da Matemática são trabalhados questões como preços das mercadorias e percentuais. Já em Língua Portuguesa, a análise dos textos proporciona ao aluno aprender a escrever com concisão e precisão.
Filiado ao Comitê de Leitura e Circulação, da Associação Nacional de Jornais (ANJ), o A TARDE Educação tem como público-alvo professores e estudantes das redes estadual e municipais (a partir do Ensino Fundamental) e conta com a parceria de secretarias municipais de Educação de todas as regiões do Estado. Com isso, os educadores têm a possibilidade de acesso ao jornal como instrumento pedagógico potencial, a partir de temas transversais e interdisciplinares contidos, necessários à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Capitaneado pelo presidente de honra do Grupo A TARDE, Renato Simões (in memoriam), com o apoio do professor, escritor e ex-diretor-geral de A TARDE, Edivaldo Boaventura – também já falecido –, o programa conta com o envolvimento de diversas equipes de trabalho dedicadas à capacitação dos alunos de cursos e videoaulas na utilização dos recursos das plataformas tecnológicas, como explica a coordenadora geral do Programa ATARDE Educação, Andrea Silveira Monte.
O A TARDE Educação, ressalta Andrea, é um dos exemplos da dedicação da empresa na formação dos cidadãos, transformando o jornal em um apoio pedagógico de integração dos conteúdos curriculares das escolas públicas com o mundo. “Com estratégias de formação, o programa busca alargar ainda mais as discussões presentes nas mídias comunicacionais, através da educomunicação no ambiente escolar. Utilizando o jornal como um instrumento interdisciplinar, o periódico traz a possibilidade de uma leitura crítica do mundo”.
A realização de pesquisas e entrevistas para dar realce ao que a rede de ensino tem produzido e a premiação e difusão de práticas exitosas são algumas das possibilidades fomentadas pelo programa. Ainda de acordo com a coordenadora, o A TARDE Educação coloca à disposição do corpo pedagógico o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que traz cursos e videoaulas ministrados por mestres e doutores na área da Educação, podendo o aluno assistir quando e onde (computador, tablet ou celular) desejar.
Especialistas da Educação apontam como resultados do A TARDE Educação a familiaridade do aluno e professor com o jornal e demais mídias, tanto impressa quanto on-line, localizando-as com maior facilidade. Além disso, educadores e estudantes se colocam na posição de mediadores do processo de construção do conhecimento por meio da informação, assim como se dá o acesso do docente às mídias como recurso de fácil acesso e alto poder de motivação para os alunos, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem. Há, ainda, como ganho, a promoção da leitura entre os membros das famílias dos estudantes, bem como entre os funcionários da escola.
A coordenadora pedagógica do A TARDE Educação, Márcia Teixeira Firmino, destaca a importância do programa no ambiente escolar de aprendizagem. “Nosso principal objetivo é fomentar uma leitura crítica do mundo, narrando a história enquanto ela acontece. Inserir o jornal no contexto escolar constitui uma ponte entre a escola e o mundo, trazendo aos alunos a consciência das notícias importantes e das questões sociais. O texto jornalístico utiliza diversos recursos e fontes, tornando a aula mais atrativa, com relatos de fatos que já repercutiram no público, facilitando a compreensão e estabelecendo relações com outros textos comuns ao cotidiano do aluno”.
A educadora ressalta, também, a responsabilidade do programa de fazer capacitações com os professores sobre como trabalhar com o jornal na sala de aula. As formações são realizadas de forma presencial, em minicursos, e on-line, através da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Dentre outras atividades desenvolvidas, a especialista aponta o Concurso Cultural Jovem Jornalista, no qual o aluno é o protagonista da sua história. “Sou muito grata por estar envolvida com o A TARDE Educação e comemorar os 27 anos desse programa de educomunicação reconhecido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e que conquistou seu espaço nas escolas através de muita dedicação e amor e, sobretudo, realizando um trabalho em equipe”, relata Márcia Firmino.
Programa premiado
Em suas quase três décadas de existência, o A TARDE Educação ganhou reconhecimento no cenário internacional com a premiação especial no World Young Reader Prize 2012. O certame evidencia iniciativas focadas na formação de leitores no mundo. Antes, em 2008, o A TARDE Educação recebeu o Prêmio Viva Leitura, tido como o maior evento voltado para projetos de fomento à leitura no país, organizado pelos ministérios da Educação e da Cultura, em parceria com a Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes