Canadá é o destino preferido de estudantes brasileiros

Publicado sexta-feira, 22 de novembro de 2019 às 11:51 h | Atualizado em 22/11/2019, 11:58 | Autor: Da Redação

Há 14 anos consecutivos, o Canadá se firma como o país mais escolhido por estudantes brasileiros para fazer intercâmbio. É o que mostra a Pesquisa Selo Belta 2019. Encomendada pela Associação Brasileira Especializada em Educação Internacional (Belta) e executada pelo grupo Mobilidade Acadêmica, do departamento de Pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a pesquisa – que é anual – levantou dados tanto de agências de viagens quanto de estudantes que planejam estudar fora do Brasil.

Entre as cidades canadenses, Vancouver e Toronto estão entre as mais procuradas pelos brasileiros para fazer intercâmbio de inglês. Já a cidade de Montreal figura entre aqueles que querem aprender melhor o francês. Tanto a língua francesa quanto a inglesa são os idiomas oficiais do país, o que aumenta as chances dos estudantes ampliarem o vocabulário, dependendo da cidade escolhida.

Com relação aos valores, o site do governo do Canadá, o EduCanada, elenca alguns exemplos de cursos oferecidos em áreas de metrópole. Em Toronto, um curso de inglês de 12 semanas fica por C$ 3.515, já em Vancouver, o mesmo período, fecha em C$ 4.083.

Mas as opções não param por aí. A Hotcourses Brazil, plataforma que reúne websites com dicas e informações sobre instituições, escolas, faculdades e universidades internacionais para brasileiros que queiram estudar fora, selecionou outras possibilidades de formações curtas ou de longo prazo para fazer no Canadá. Confira:

Cursos on-line

Além de facilitar na redução dos gastos, os cursos EAD possibilitam que o estudante adeque a formação à sua disponibilidade. Boa parte das faculdades e universidades canadenses possuem versões on-line dos cursos, oferecendo diplomas de graduações e pós. Além disso, existe a Canadian Virtual University, rede com 11 instituições especializadas no Ensino à Distância.

Técnicos e vocacionais

São mais de dez mil cursos vocacionais em 127 faculdades, institutos e politécnicos públicos disponíveis em todo o Canadá. De acordo com o EduCanadá, as áreas mais comuns são: Agricultura, Jornalismo, Negócios, Higiene Dental, Design, Tecnologia da Engenharia, Meio Ambiente, Saúde, Gestão Hospitalar, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Línguas e artes, Ciências e Ciências Sociais.

Graduação e pós-graduação

No país, são 96 universidades públicas e outras particulares que oferecem, juntas, mais de 15 mil programas de estudos em níveis diferentes. Uma graduação no país pode custar de C$ 1.800 mil a C$ 20 mil ao ano. Mas os valores são bastantes variados e dependem, principalmente, da área de pretensão do estudante.

Fonte: Roberto Paim - Agência Educa Mais Brasil

Publicações relacionadas