Provas do Saeb para estudantes da educação básica são aplicadas nesta segunda (21) | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Home

Provas do Saeb para estudantes da educação básica são aplicadas nesta segunda (21)

Publicado segunda-feira, 21 de outubro de 2019 às 11:39 h | Atualizado em 21/10/2019, 11:41 | Autor: Da Redação
Resultados permitem avaliar a eficiência da educação no Brasil
Resultados permitem avaliar a eficiência da educação no Brasil -

Começam nesta segunda (21) a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Neste ano, devem participar 73 mil escolas de todo o Brasil, mobilizando cerca de sete milhões de estudantes que estão distribuídos em 244 mil turmas.

Por meio da avaliação, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é possível mapear indicadores educacionais de regiões, unidades da Federação e escolas brasileiras. O sistema também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação. Assim, as médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Novidades

Nesta edição, o Inep implementou algumas inovações como a referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. Assim, estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas farão os testes de ciências da natureza e ciências humanas com base na BNCC, que também será a referência para a avaliação dos alunos do 2º ano do ensino fundamental.

As avaliações de língua portuguesa e matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio e técnico integrado das escolas públicas.

Outra novidade é a avaliação da educação infantil, que será realizada em caráter de estudo-piloto para uma amostra de creches e pré-escolas públicas. Para isso, os diretores precisam responder questionários eletrônicos sobre as condições de funcionamento da escola.

Publicações relacionadas