As investigações da Controladoria Geral da União (CGU), através da Operação Saturação, apontam que as compras por dispensa de licitação feitas pela Prefeitura de Serrinha, no Nordeste baiano, superaram até o preço inflacionado do começo da pandemia. As dispensas de licitação ocorreram em março e abril de 2020.
De acordo com o levantamento da CGU, a Prefeitura de Serrinha pagou mais de R$ 1 milhão em gastos com finalidade de prevenção e combate à Covid-19. A contratada era uma empresa sediada em Manaus, capital do Amazonas. Além de respiradores, as licitações previam a compra de insumos e equipamentos médico-hospitalares, como monitores multiparamétricos, bombas de infusão e máscaras N95.
O superintendente da Controladoria Geral da União (CGU), Ronaldo Machado de Oliveira, afirmou que os valores "foram bem exorbitantes". Ele relatou que em uma das aquisições de respiradores, enquanto o preço médio de importação saía por 7,5 mil a unidade, a Prefeitura de Serrinha comprava por R$ 52,5 mil, um aumento de mais de 700%.
Nesta terça-feira (30), agentes da CGU e da Polícia Federal (PF) cumpriram 12 mandados de busca e apreensão, sendo que sete deles foi na cidade de Serrinha. Não houve prisão e nem condução coercitiva de suspeitos. A investigação teve início em novembro do ano passado, quando um inquérito foi aberto.