VII Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano prossegue até domingo (2) | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Nordeste Baiano

VII Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano prossegue até domingo (2)

Publicado quarta-feira, 28 de novembro de 2018 às 14:48 h | Atualizado em 28/11/2018, 15:48 | Autor: Da Redação

Um dos projetos estratégicos coordenados pelo Centro de Cultura de Alagoinhas, a VII Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano prossegue até o dia 2 de dezembro, envolvendo 20 municípios do território. Com o tema “Cultura popular: o ser, o saber e o fazer do povo”, o evento traz ao público uma vasta programação cultural ligada às tradições culturais populares da região. A principal novidade, deste ano, são as ações descentralizadas e em rede, a exemplo das oficinas nos Pontos de Cultura de Pedrão e em Esplanada, e as atividades que ocorrerão em escolas, associações de bairros e terreiros, entre outros espaços.

O superintendente de Desenvolvimento e Territorialização da Cultura da Secretaria de Cultura do Estado, Sandro Magalhães, destaca a importância do trabalho realizado pelo Centro de Cultura de Alagoinhas. “A Secretaria de Cultura mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos Os centros de cultura, no caso, têm um papel fundamental na dinâmica cultural dos territórios onde estão inseridos. A Semana de Arte e Cultura do Litoral Norte e Agreste Baiano movimenta grupos, profissionais da arte, intelectuais, estudiosos e pesquisadores da região, além de proporcionar a integração do conteúdo produzido por eles”.

As atividades desta quinta-feira (29) começam às 9h, na Sala Principal do Centro de Cultura de Alagoinhas, onde haverá a mesa-redonda “O que pode a cultura popular?”, ministrada por Edil Silva Costa (UNEB), Mc Osmar (Coletivo Petrolatividade), Pinho Blures (Movimento Hip Hop) e Ana Andreza Sampaio (Samba de Roda do Buri). Pela tarde, às 14h, na Sala Maria Feijó, será a vez da mesa-redonda "O que podem as mulheres da cultura popular? Luta, cantoria e re-existência!", com Jailma Moreira (UNEB/Pós-Critica), Sandra Cruz (mestranda em Crítica Cultural) e José Lima (mestrando em Crítica Cultural). Às 19h30, na Sala Principal, o Coletivo Pé de Poeta do Teatro do Oprimido (Lauro de Freitas) apresentará o espetáculo “África em nós”.

Na sexta (30), a mesa-redonda é sobre “Linguagens literárias e formação docente para as relações etnicorraciais está marcada para às 10h, na Sala Auristela Sá, no Centro Cultural de Alagoinhas. Antes, às 9h, na Sala Principal, haverá a apresentação de mostras de teatro, dança e música relativos ao Projeto Escolas Culturais, do Colégio Estadual ADS. Já às 14h a Escola de Dança da UFBA apresentará o espetáculo “Ziriguidum, no mesmo local. Uma roda de diálogo com mestres e mestrandos da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) está agendada para ás 16h, na Sala Auristela Sá. Em seguida, às 17h, na mesma sala, haverá o lançamento do livro “Entre as leis e as letras: escrevivências identitárias de Luiz Gama, de autoria de Jair Cardoso dos Santos. Já no Colégio Estadual de Alagoinhas (CEA), às 16h, irá acontecer o “Sarau da resistência” e às 19h, o “Sarau do boi encantado”, com o poeta João Lopes, na Casa do Boi Encantado (Centro de Cultura de Alagoinhas).

O Balé do TCA irá apresentar o espetáculo “Tamanho único”, no sábado (1º), às 20h, na Sala principal, e a Virada Cultural está marcada para às 21h30, no Anfiteatro Os Turunas (Centro de Cultura de Alagoinhas). O encerramento do evento se dará no domingo (2), com o Festival de Cultura Popular, do qual participarão a Fundação do Caminho (Alagoinhas), a Banda Marcial Cultural Estudantil de Aramari (Aramari), a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Assentamento Boa Vista II (Esplanada), a Associação Beneficente Rural de Pedrão (Pedrão) e a Associação Beneficente Cultural Ilê Asé Oyání do Ilê Axé Oy.

Publicações relacionadas