Enfermeira dá cachaça por engano para paciente em hospital | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Recôncavo Baiano

Enfermeira dá cachaça por engano para paciente em hospital

Funcionária disse que situação aconteceu por engano, já que achava que o líquido seria água

Publicado segunda-feira, 14 de março de 2022 às 10:08 h | Atualizado em 14/03/2022, 12:09 | Autor: Da Redação
Enfermeira afirmou que pegou garrafa em local habitual onde ficaria a água servida aos pacientes
Enfermeira afirmou que pegou garrafa em local habitual onde ficaria a água servida aos pacientes -

A enfermeira de um hospital do município de Santa Teresinha, região do Vale do Paraguaçu, deu cachaça por engano a uma paciente internada no hospital do município. 

A paciente, identificada como Zenilda Lisboa, deu entrada na unidade sentindo dores no estômago no último sábado, 12. Após ter sido medicada e colocada em observação, Zenilda pediu um copo de água e recebeu o copo com bebida alcóolica das mãos da funcionária.

"Fui medicada e colocada em observação. Só que eu estava com muita sede, garganta seca, com dificuldade para respirar, e aí pedi água para a enfermeira. Ela foi buscar a água e, quando voltou com o copo, bebi. Quando bebi, identifiquei que não era água, que era bebida alcoólica. Aí passei mal, vomitei e fiquei internada no hospital. Fui para casa, mas senti muitas dores no estômago, ardência e retornei para o hospital", disse ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, nesta segunda, 14.

A enfermeira Valci dos Santos, envolvida no caso, explicou que o caso ocorreu após buscar uma garrafa, que a equipe costuma deixar com água, em cima de um armário na área de internação dos pacientes.

"Na emergência desta unidade, a gente deixa sempre um recipiente com água em cima do armário da emergência. Para que isso? Para não perder tempo quando tem paciente passando mal e a gente não deixar o paciente sozinho para pegar água. Então, esse recipiente já fica lá, em cima do armário. Peguei um copo e enchi. Eu estava de máscara, não senti nenhum cheiro. Peguei a água e dei para a paciente", explicou. "Ela me perguntou: ‘o que é isso?’ Eu respondi: ‘água’. E ela disse: ‘não é água, não. É bebida alcoólica’. Aí tirei a máscara para cheirar e realmente era bebida alcoólica".

O secretário municipal de Saúde de Santa Teresinha, José Lindomar, pediu desculpas e afirmou que uma sindicância foi aberta para investigar como o líquido foi parar na unidade.

A paciente teve alta médica nesta segunda e já se encontra em casa.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS