Busca interna do iBahia
HOME > portalmunicipios > SUL BAIANO

ALERTA

Confirmado primeiro caso da 'varíola dos macacos' no interior da Bahia

Paciente teria feito viagem ao continente europeu recentemente

Da Redação
Por Da Redação
Paciente se encontra em isolamento no Hospital Regional Costa do Cacau
Paciente se encontra em isolamento no Hospital Regional Costa do Cacau - Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, nesta terça-feira, 26, o primeiro caso de varíola dos macacos no interior da Bahia. O paciente é do município de Ilhéus, sul da Bahia.

Trata-se de uma pessoa que fez uma viagem recente ao continente europeu e, teria voltado ao Brasil, com sintomas da doença. A pessoa está em isolamento no Hospital Regional Costa do Cacau. Até o momento, o estado tem 6 casos confirmados da doença; cinco em Salvador e, agora, um em Ilhéus.

Tudo sobre Sul Baiano em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Casos suspeitos

Outros 31 casos suspeitos são investigados, após notificações dos municípios de Barra (01), Ibicaraí (02), Laje (01), Mutuípe (03), Porto Seguro (01), Salvador (15), Santa Cruz Cabrália (01), Santo Antônio de Jesus (03), São Miguel das Matas (01) e Vitória da Conquista (03).

A Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

alerta Bahia hospital costa do cacau ilhéus interior primeiro caso variola dos macacos

Relacionadas

Mais lidas