SUL BAIANO
Economia solidária em comunidades indígenas é foco de encontro
A economia solidária em comunidades indígenas é o foco do 1º Encontro Indígena da Economia Solidária do Sul da Bahia, que começa nesta quinta-feira (7) e prossegue até sábado (9), na Escola Municipal Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. Sob o tema “Experiências de geração de renda dos povos da Bahia, Acre e Território do Alto Xingu”, o evento reunirá 130 lideranças do seguimento.
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá (FINPAT), o encontro tem como objetivo promover a troca de experiências em economia solidária desenvolvidas por comunidades, associações e cooperativas indígenas brasileiras e estimular a formação de novas iniciativas de trabalho coletivo. Entre os participantes está a primeira deputada federal indígena, Joênia Wapichana, eleita pelo Estado de Roraima.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dão conta de que a Bahia possui a maior população indígena do Nordeste e assume a terceira posição no ranking nacional. O Estado conta com 143 comunidades distribuídas em 33 municípios, com 22 etnias reconhecidas. A Comunidade Pataxó é considerada a mais populosa, com 11.942 (21,0% do total).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro