Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > portalmunicipios > SUL BAIANO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DUPLO HOMICÍDIO

Sônia Guajajara relaciona mortes de indígenas a conflito por terras

Ministra dos Povos Indígenas do Brasil lamentou e pediu por colaboração na apuração do caso

Da Redação

Por Da Redação

18/01/2023 - 13:16 h | Atualizada em 18/01/2023 - 13:45
Sônia Guajajara atribui mortes de indígenas a conflitos por terras
Sônia Guajajara atribui mortes de indígenas a conflitos por terras -

A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, usou as redes sociais para se manifestar sobre o duplo homicídio cometido contra dos indígena na noite de terça-feira, 17, na cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia.

Através do Twitter, a chefe da pasta lamentou a morte dos pataxós, identificados Nawir Brito de Jesus e Samuel Cristiano do Amor Divino, e atribuiu as mortes aos conflitos por terras na região.

Tudo sobre Sul Baiano em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Ontem perdemos dois jovens Pataxó em virtude de conflito por terra e luta por demarcação. A minha primeira agenda do dia será com lideranças indígenas do Extremo Sul da Bahia. Acompanharei de perto o que vem acontecendo na região e irei requisitar ação imediata do Estado", disse.

No dia do crime, Guajajara já havia comentado sobre o assunto e criticado a matança, resultado do 'forte armamento' e dos embates.

"A violência, autorizada nos últimos anos por meio do forte armamento, segue matando. A situação no Extremo Sul da Bahia, está cada dia pior, agora a tarde pistoleiros assassinaram dois indígenas em área de retomada do Território Barra Velha em Porto Seguro".

Nawir e Samuel foram mortos a tiros enquanto se deslocavam do povoado de Montinho para uma das fazendas ocupadas pelo grupo ao qual faziam parte.

No mesmo dia, indígenas fizeram uma manifestação na BR-101. O Movimento Indígena da Bahia e a Federação Indígena das Nações Pataxós e Tupinambás do Extremo Sul da Bahia (FINPAT) também solicitaram reforço de segurança aos povos da região para ministérios da Justiça e dos Povos Indígenas, além da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

SSP intensifica investigação

Na manhã desta quarta-feira, 18, a Polícia Civil reforçou as equipes no Sul do estado para acelerar a elucidação das mortes de dois indígenas. Delegados e investigadores da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis) realizam levantamentos e ações de inteligência na região.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as vítimas estavam em uma motocicleta, sem placa, quando foram atingidas por disparos de arma de fogo. Guarnições das polícias Militar e Rodoviária Federal promovem varreduras na região desde o crime.

"Todas os policiais estão em campo levantando informações e buscando possíveis testemunhas, além de imagens. Importante acrescentar que equipes do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau) da PC estão dando apoio na apuração", explicou o titular da 23ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno.

A SSP ainda salientou que informações sobre o caso podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Sônia Guajajara atribui mortes de indígenas a conflitos por terras
Play

Turismo estudantil movimenta economia de Porto Seguro no mês de julho

Sônia Guajajara atribui mortes de indígenas a conflitos por terras
Play

Vídeo mostra Guerrieri, ex-prefeito de Eunápolis, fugindo de intimação

Sônia Guajajara atribui mortes de indígenas a conflitos por terras
Play

Agente de trânsito bate carro após dirigir alcoolizado e é preso

Sônia Guajajara atribui mortes de indígenas a conflitos por terras
Play

Vídeo: homem usa peruca para invadir apartamento em Porto Seguro

x