VALE DO SÃO FRANCISCO
Produtos da Agricultura Familiar podem passar a ser comercializados em todos municípios do Território do São Francisco.

Produtos derivados da Agricultura Familiar podem passar a ser comercializados em todos os dez municípios do Território do São Francisco. A discussão do projeto de ampliação de mercado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), através de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), se deu por meio de videoconferência entre o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (CONSTESF), secretários municipais de Agricultura e médicos veterinários.
A reunião virtual contou com as presenças dos secretários de Agricultura dos municípios de Remanso, Pilão Arcado, Sento-Sé e Juazeiro, além de representantes de Casa Nova e Curaçá e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
O médico veterinário do CONSTESF, Washington Nóbrega, explicou que o objetivo do consórcio é coordenar o SIM em todos os municípios e, através de orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), implantar o Serviço de Inspeção Municipal Consorciado para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. "Desta forma, os produtos registrados no SIM poderão ser comercializados nos dez municípios, desde que atendam a alguns requisitos que estão na Instrução Normativa Número 29, de 23 de abril de 2020”, explicou.
De acordo com Nóbrega, até a paralisação das atividades em decorrência da pandemia do Coronavírus, seis empreendimentos foram certificados pelo SIM com orientação do CONSTESF. Com a retomada das atividades, mais dois empreendimentos estão passando pelo processo de adequação para o recebimento do selo que garantirá mais qualidade e segurança alimentar ao produto comercializado.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




