Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > RETROSPECTIVA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EVENTOS EXTREMOS

Ano de chuvas e novas doenças; veja como foi o 2024 na Bahia

Surgimento de casos da Febre do Oropouche e chuvas intensas assustaram baianos

Por Rodrigo Tardio e Anderson Ramos

28/12/2024 - 7:00 h | Atualizada em 28/12/2024 - 7:24
Culicoides paraensis, mosquito que transmite a Febre do Oropouche, doença viral transmitida no ambiente urbano
Culicoides paraensis, mosquito que transmite a Febre do Oropouche, doença viral transmitida no ambiente urbano -

O mês de janeiro de 2024 foi marcado por chuvas acima da média na Bahia. O mês também teve calor, típico do verão, e influência do El Niño Os episódios de chuva causaram alagamentos, deslizamentos e impactos no agronegócio.

Em fevereiro não foi diferente. Mais de 3 mil e setecentas pessoas ficaram desalojadas por causa das fortes chuvas que mais uma vez atingiram a Bahia. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), informou que entre janeiro e fevereiro, seis mortes foram registradas como consequência das chuvas. Os números de desalojados corresponderam às ocorrências registradas em 44 municípios. Além dos desalojados, pessoas que precisaram sair de casa temporariamente e também 200 pessoas que perderam os imóveis.

O ano também, é claro, boas notícias. Em Março, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, lançaram o programa Pé-de-Meia, que formalizou a adesão da Bahia à poupança do ensino médio, beneficiando mais de 283 mil estudantes, com um investimento estimado de R$ 820 milhões.

O Pé de Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público, com o objetivo de democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.

No em que o MST completou 40 anos de história, a Marcha Estadual pela Reforma Agrária realizou no mês de abril mais um ato que marcou a Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Pelo menos 3 mil trabalhadores e marcharam de Feira de Santana a Salvador, em um percurso que ultrapassou 110km.

A marcha teve o objetivo de denunciar para a sociedade as diferentes formas de violência do latifúndio e agronegócio e divulgar o projeto de Reforma Agrária Popular.

Em maio, a secretaria de Saúde do Estado da Bahia divulgou boletim com a alta do número de casos confirmados da Febre do Oropouche na Bahia. O levantamento de 483 casos foi feito a partir de dados divulgados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A doença foi mapeada em 34 municípios do estado.

A febre do Oropouche é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), registrou em toda a Bahia, no mês de junho, 305 focos de incêndios, número 10% maior do que a média histórica do mês. O Inmet chegou a emitir ainda alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar para as seguintes cidades do oeste baiano: Correntina, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Baianópolis, Cristópolis e Cocos.

Em julho o Estado da Bahia registrou a abertura de 9.614 novos postos de trabalho formais, de acordo com dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número deixou o estado em primeiro lugar na Região Nordeste em maior geração de emprego com carteira assinada.

A Bahia levou o país a atingir a marca de mais de 1,49 milhão de novos postos formais neste ano, o que significa mais do que o Brasil registrou nos 12 meses de 2023, quando foram abertas pelo menos de 1,46 milhão de vagas.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), pelo menos 785 focos de queimadas foram registrados somente no mês de agosto na Bahia. O número foi 6% maior do que o mesmo período de 2023. A maioria dos casos foi no oeste, região de Cerrado, segundo bioma com mais registros de incêndios no Brasil, atrás apenas da Amazônia. Entre janeiro e 27 de agosto, a quantidade de incêndios chegou a 3.265 em todo o estado.

No mês de setembro, a Bahia ganhou posição de ser o quarto estado com mais casos de varíola mpox no Brasil. A informação foi do Ministério da Saúde. O estado registrou durante o mês, 40 pacientes diagnosticados com a doença. Pelo menos 70% dos casos foram de pessoas moradoras em Salvador.

A doença, antes conhecida como "varíola dos macacos", foi causada pelo vírus mpox, transmitido para humanos por intermédio de animais silvestres (roedores) infectados, por materiais contaminados com o vírus, e também de pessoa para pessoa.

Um estudante matou três colegas no dia 18 de outubro em uma escola rural no município de Heliópolis, cidade a 340 km de Salvador. Após o ato, o jovem tirou a própria vida. O crime chocou a população local e assustou os demais estudantes e pais de alunos da unidade.

Salvador registrou o maior volume de chuvas para o mês de novembro nos últimos 61 anos. O acumulado foi três vezes maior do que o esperado para o período. Com isso, um jovem de 23 anos morreu após um deslizamento de terra na capital baiana. Outras quatro vítimas ficaram soterradas em um segundo ponto de deslizamento na mesma região.

Já no mês de dezembro homens armados realizaram uma invasão no Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, e libertaram 16 detentos das celas da unidade. A foi durante a madrugada e registrada pelas câmeras de segurança internas do presídio.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA