Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALA A TARDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
16/05/2024 às 23:02 - há XX semanas | Autor: Luís Felipe Guimarães | Anota Bahia

ANOTA BAHIA

Juristas debatem negócios imobiliários sustentáveis na Sala A TARDE

As palestras trataram da sustentabilidade na tributação e infraestrutura urbana

GABRIELA PEREIRA, MARA COSTA, VICENTE CONI JR. E ROBERTA BRODER
GABRIELA PEREIRA, MARA COSTA, VICENTE CONI JR. E ROBERTA BRODER -

Nesta quinta-feira (16), acontece o Meeting Práticas Sustentáveis na Sala A TARDE, espaço com curadoria do Anota Bahia, que integra o II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. Na ocasião, com mediação da advogada e mentora especialista em Direito Imobiliário, Gabriela Pereira, os juristas trataram da sustentabilidade na tributação e infraestrutura urbana no painel “Negócios imobiliários sustentáveis”.

Abrindo as discussões, mestre em Direito, Governança e Políticas Públicas, Vicente Coni Jr., falou sobre o desenvolvimento econômico sócio sustentável com base na Agenda 2030, que traz os 5 Ps da sustentabilidade: Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parcerias. Durante a palestra, ele discorreu sobre alguns incentivos urbanísticos sustentáveis, como Direcionamento Institucional (PPDU) em Camaçari, na Lei 1873/2023, que inclui a eficiência energética, gestão de resíduos, conservação da água e diz que a edificação deve utilizar materiais de construção sustentáveis e de baixo impacto ambiental comprovados. Além disso, Vicente apresentou um case do Projeto BioFazendas, em São Paulo, que consiste em um condomínio rural com uma plantação, horta, pomar e compostagem própria, sendo um empreendimento sustentável.

Já a advogada especializada em Direito Tributário, Roberta Broder, abordou os incentivos fiscais. Dentre eles, ela falou da Tributação verde, que estimula a prática de atos sustentáveis e desestimula poluição e degradação do meio ambiente, ou seja, o poluidor é o pagador, com majoração da carga tributária, enquanto o protetor é o recebedor, com a concessão de incentivos fiscais. Em seguida, ela falou do IPTU Verde, uma certificação em edificações em Salvador que concede descontos a partir de práticas como a gestão sustentável das águas e a eficiência e alternativa energética. Roberta também citou o IPTU Amarelo, outra certificação com o objetivo de estimular ações e práticas sustentáveis que contemplem a adoção de sistema de geração própria de energia solar fotovoltaica. Por fim, ela fala do Renova Centro, que estimula o retrofit de um edifício ou residência, aproveitando e atualizando o terreno, ao invés de construir em novos espaços.

Por sua vez, a gerente de produto da Moura Dubeux, Mara Costa, apresentou cases de projetos imobiliários sustentáveis e de intervenção urbana, em empreendimentos no Nordeste. Dentre eles, o Evolution Central Park e o bairo Presidente Kennedy, no Ceará.

A “Sala A TARDE” foi pensada para ser um espaço essencial do evento, onde as maiores autoridades dos assuntos abordados poderão trocar ideias e experiências, além de apresentar soluções e cases para um seleto e exclusivo grupo de convidados, entre empresários e políticos. O espaço leva a co-realização e curadoria do Anota Bahia, parceiro do Grupo A TARDE em eventos especiais e contará com uma cobertura intensa em todas as plataformas dos veículos.

Assuntos relacionados

direito imobiliário empreendimentos sustentáveis Incentivos fiscais Infraestrutura Urbana sustentabilidade tributação verde

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

direito imobiliário empreendimentos sustentáveis Incentivos fiscais Infraestrutura Urbana sustentabilidade tributação verde

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

direito imobiliário empreendimentos sustentáveis Incentivos fiscais Infraestrutura Urbana sustentabilidade tributação verde

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA