Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR

PIONEIRA

Associação Baiana de Transtornos Alimentares é lançada em Salvador

Entidade surgiu no whatsapp e reúne profissionais de saúde para promover capacitação e melhorar a oferta de atendimento aos pacientes

Da Redação
Por Da Redação
Profissionais de saúde se reuniram para criar a Associação Baiana de Transtornos Alimentares
Profissionais de saúde se reuniram para criar a Associação Baiana de Transtornos Alimentares - Foto: Divulgação

O que começou como troca de mensagens em um grupo no WhatsApp em 2022 se transformou na 1ª Associação Baiana de Transtornos Alimentares. O lançamento contece nesta quinta-feira, 27, às 19h30, na Associação Baiana de Medicina.

A iniciativa é do Grupo de Atuação em Transtornos Alimentares da Bahia (Gatab), criado em 2022 a partir de um grupo de Whatsapp que reúne profissionais de saúde que tratam de transtornos alimentares.

Tudo sobre Salvador em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Estimativas sugerem que 15 milhões de pessoas no Brasil têm algum distúrbio alimentar. O projeto lançado pela Gatab pretende reunir profissionais que trabalham com transtorno alimentar para promover educação continuada e atualização.

Presidente do Gatab, a médica psiquiatra Ana Paola Robatto conta que 'tudo começa com uma alteração no padrão alimentar com o objetivo de ser mais saudável e que é visível, mas pode tornar-se o que a gente chama de comer transtornado e/ou um transtorno alimentar', diz Ana Paula, citando como exemplo o jejum intermitente.

Em um consultório no bairro da Pituba, a psicóloga e vice-presidente do Gatab Maria Emília Pimentel atendeu, em 2022, três casos graves de anorexia nervosa que marcariam para sempre a sua trajetória profissional.

"Eram adolescentes que chegaram ao meu consultório depois de peregrinar por diversos serviços. Uma delas havia esperado 22 meses por atendimento especializado", recorda. A angústia daqueles meses a levou a criar um grupo no WhatsApp com colegas psiquiatras, nutricionistas e psicólogas, que deu origem ao Gatab.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Associação Bahiana de Medicina Transtornos alimentares

Relacionadas

Mais lidas