Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MOBILIDADE

BRT de Salvador completa 2 anos com plano de expansão e novos trechos

Fabrizzio Müller deu detalhes sobre os números do modal e novos planos

Por Victoria Isabel

02/10/2024 - 10:00 h
Atualmente, o BRT Salvador conta com quatro linhas
Atualmente, o BRT Salvador conta com quatro linhas -

O sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) de Salvador completou dois anos na última segunda-feira, 30, contabilizando mais de 18 milhões de passageiros transportados. Em entrevista exclusiva ao A TARDE, o secretário municipal de mobilidade, Fabrizzio Müller, destacou os avanços e revelou que futuras expansões do modal estão sendo planejadas.

De acordo com Müller, os números de usuários do BRT têm superado as expectativas. “Em agosto, foram transportados cerca de um milhão e meio de passageiros, o que representa aproximadamente 65 mil usuários por dia. Esse número é extremamente significativo. Certamente, quando tivermos todas as linhas, superaremos as expectativas iniciais”, afirmou.

De acordo com Müller, os números de usuários do BRT têm superado as expectativas
De acordo com Müller, os números de usuários do BRT têm superado as expectativas | Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), esse aumento representa um crescimento de 107% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Agosto de 2024 foi o mês em que o sistema alcançou o maior número de passageiros transportados desde o início da operação, em 30 de setembro de 2022. Ao todo, o modal transportou, até o final de agosto deste ano, 18.314.432 pessoas.

Expansão das Linhas

Atualmente, o BRT Salvador conta com quatro linhas: B1 - Estação Rodoviária x Estação Pituba, B2 - Estação Rodoviária x Praça Nossa Senhora da Luz, B3 - Estação Rodoviária x Pituba (via Paulo VI) e B4 - Estação Lapa x Estação Pituba. Conforme a Semob, até dezembro deste ano, outras duas linhas devem entrar em operação: B5 – Estação Rodoviária x Estação da Lapa e B6 – Estação da Lapa x Aeroporto.

Linhas B5 e B6 devem entrar em operação ainda este ano.
Linhas B5 e B6 devem entrar em operação ainda este ano. | Foto: Lucas Moura/Secom PMS

Müller revelou que a adesão dos soteropolitanos é crescente e que uma das grandes vantagens do BRT é sua flexibilidade para expandir as linhas. O projeto atual prevê que a linha B3 seja ampliada até a Amaralina, retornando pela orla até a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba.

“O BRT pode ter linhas expandidas, mas sempre em vias exclusivas. Quando sai da via exclusiva, entra em uma faixa prioritária. A gente tem um plano operacional do BRT, com todas as linhas mapeadas e essa linha sempre foi uma linha expandida. Então, essa talvez seja uma das grandes flexibilidades que o BRT nos traz”, explicou o secretário.

Os números de usuários do modal têm superado as expectativas
Os números de usuários do modal têm superado as expectativas | Foto: Shirley Stolze / Ag A Tarde

Novos Trechos

Atualmente, o BRT opera com quatro linhas, com previsão de inauguração das linhas B5 e B6 ainda este ano. A linha B5, por exemplo, permitirá que os passageiros da Pituba e Pedrinhas cheguem diretamente à rodoviária, eliminando a necessidade de transbordos.

Müller também mencionou a construção de uma nova estação na Praça Nossa Senhora da Luz, onde hoje existe um ponto de ônibus convencional, para atender a crescente demanda. “Vimos que a Praça tem uma demanda enorme que não estava projetada. Então, a gente vai construir uma estação ali para atender essa população”, afirmou.

Atualmente, o BRT opera com quatro linhas, com previsão de inauguração das linhas B5 e B6 ainda este ano.

Além disso, há estudos avançados para um novo trecho do BRT na Cidade Baixa, que atenderia a região da Calçada, passando pela Barros Reis, San Martins e Avenida Luís Eduardo Magalhães, até a estação Rodoviária. “Esses trechos atendem à necessidade de um transporte de média e alta capacidade, como o BRT. Precisamos estudar essas demandas”, concluiu o secretário.

Agosto foi o mês em que o sistema alcançou o maior número de passageiros
Agosto foi o mês em que o sistema alcançou o maior número de passageiros | Foto: Bruno Concha/Secom

Investimento

Em relação ao investimento total para a implantação do modal, Müller destacou que o projeto de infraestrutura foi realizado com um custo de aproximadamente R$ 454 milhões. Ele detalhou que o trecho 1 custou R$ 212 milhões, o trecho 2 R$ 203 milhões e o trecho 3, que liga Itaigara à Pituba, R$ 37 milhões.

O secretário enfatizou que os investimentos agora são de responsabilidade das concessionárias de ônibus, que devem investir cerca de 70 milhões em frota para o BRT neste ano. "O que fazemos é o pagamento do custeio para a manutenção das estações, mas o investimento em obra já foi finalizado", acrescentou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

BRT brt salvador expansão fabrizzio muller novos trechos ônibus Salvador transporte

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Atualmente, o BRT Salvador conta com quatro linhas
Play

Veículo derruba poste em Salvador e via precisa ser interditada

Atualmente, o BRT Salvador conta com quatro linhas
Play

Denúncia de racismo gera confusão e agressão física na UFBA

Atualmente, o BRT Salvador conta com quatro linhas
Play

VÍDEO: esposa de Lucas Paquetá detona Salvador e Pelourinho

Atualmente, o BRT Salvador conta com quatro linhas
Play

Ônibus pega fogo e trânsito é bloqueado na Av. Suburbana

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA