PROJETO ITINERANTE
CadÚnico LGBT+ leva inclusão ao Rio Vermelho
Ação acontece em alusão ao Mês da Visibilidade Trans
Por Vitória Sacramento*
O Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, em parceria com a Prefeitura de Salvador e a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), realiza, até hoje, uma edição especial do CadÚnico Itinerante LGBT+, na Avenida Oceânica, nº 3731, no bairro do Rio Vermelho. O evento busca ampliar o acesso à inclusão social, com agendamentos disponíveis pelo telefone (71) 3202-2750.
A ação acontece em alusão ao Mês da Visibilidade Trans, celebrado durante todo o mês de janeiro. A iniciativa descentraliza os atendimentos do Cadastro Único, instrumento essencial para a garantia de benefícios sociais e serviços de saúde, como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia.
Segundo Marcelo Cerqueira, coordenador do Centro LGBT e presidente do Grupo Gay da Bahia, o evento atende principalmente a população trans e travesti, que enfrenta barreiras socioeconômicas e preconceitos históricos.
“Garantir o acesso a políticas públicas para essas pessoas é assegurar vidas com mais dignidade e respeito. Este é o início de uma série de ações planejadas para 2025, com foco na inclusão e na redução de desigualdades”, destacou.
A ação, que pretende atender cerca de 50 pessoas em dois dias, visa ampliar a proteção dos direitos da população LGBT+ em Salvador. Além do CadÚnico, o Centro Vida Bruno oferece outros serviços, como o Ambulatório Trans, que acompanha a transição de gênero, e ações regulares de retificação de nome e gênero, previstas para beneficiar até 80 pessoas este ano.
*Sob a supervisão da editora Kenna Martins
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes