INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Confira tudo o que aconteceu no desfile de 7 de Setembro
Desfile aconteceu neste sábado no Campo Grande, com presença de autoridades
Por Felipe Sena
Com 4000 militares e 2000 civis, desfile de 7 de Setembro que celebra a Independência do Brasil neste sábado no Campo Grande, trouxe diversas patentes militares, colégios estaduais, escolas municipais, a instituição filantrópica Legião da Boa Vontade (LBV), entre outras instituições notáveis.
A caráter militar, as apresentações se iniciaram pontualmente às 9h da manhã, após a chegada de autoridades como Geraldo Júnior (MDB) e Bruno Reis (União), que hastearam as bandeiras. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) não compareceu ao tradicional desfile.
O petista optou por celebrar a data no município Juazeiro, no Vale do São Francisco, onde afiança o candidato Andrei da Caixa (MDB). No percurso que vai do Largo Dois de Julho até a Praça Castro Alves, se apresentaram o Comandante da Tropa, o Estado-Maior Conjunto, as Bandeiras Históricas, as Tropas da Marinha, o Exército da Aeronáutica, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Guarda Civil de Salvador.
Veja também:
>>>Famílias chegam cedo para prestigiar desfile de 7 de Setembro
>>>Colégios trazem clássicos do Axé Music para desfile de 7 de Setembro
Dentro dos grupos mencionados estiveram profissionais aposentados do exército brasileiro, e alguns atuantes em diversas patentes. Se destacou o desfile do carro mais antigo da Polícia Militar (PM), datado por volta do século XVIII, e o fusca usado também pela PM.
Em seguida, vieram os colégios militares de Salvador, além das fanfarras de escolas estaduais e municipais de Salvador, muito famosas na década de 1990. Se destacou a diversidade e inclusão nas fanfarras que tinha até algumas bandeiras LGBTQIA + empunhadas por alguns estudantes.
>>>Jerônimo não comparece a desfile do 7 de Setembro em Salvador
>>>"Essa data precisa ser preservada", diz prefeito sobre o 7 de setembro
No entanto, se sobressai o militarismo em sua égide, com valorização do patriotismo e da nação brasileira, assim como de todo o trabalho do serviço militar ao país. Assim como do saudosismo, daí vem um homem em caricatura de Dom Pedro I, que proclamou a Independência do Brasil em 7 de Setembro de 1822, quando o país deixou de ser colônia de Portugal.
Diz-se em discurso que o momento representava a diversidade brasileira com a representação das três raças, vindas por mulheres negras vestidas de baianas, um indígena, o homem branco, este Dom Pedro I, com uma longa cauda de veludo verde carregada por outras duas pessoas.
Com uma profusão de valorização do serviço militar e da educação, a arte também se sobressai, daí vem as fanfarras com músicas do axé music, que divertiram o público que. Enfim, um momento para se celebrar em tempos vindouros.
Veja registros:
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes