FISCALIZAÇÃO
Conheça os critérios para garantir segurança no transporte escolar
Segundo Luila Neves, coordenadora de Táxis e Transportes Especiais da Semob
Por Vitória Sacramento*
Com a retomada das aulas em Salvador, pais e responsáveis enfrentam o desafio de contratar transporte escolar seguro e regulamentado. Para evitar riscos, é essencial verificar se os motoristas possuem alvará de licenciamento e atendem aos critérios estabelecidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
Segundo Luila Neves, coordenadora de Táxis e Transportes Especiais da Semob, o condutor deve ser maior de 21 anos, habilitado na categoria “D”, não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses e ter curso em transporte escolar. Além disso, precisa residir em Salvador e apresentar certidões negativas de antecedentes criminais.
Os veículos passam por vistorias semestrais que verificam itens como cintos de segurança, pneus, parte elétrica e tacógrafo. São exigidos extintores de incêndio e kits de segurança. “A fiscalização é constante, com ações educativas e punitivas. Veículos irregulares podem ser apreendidos, e motoristas não cadastrados são multados”, afirmou Luila Neves.
Atualmente, apenas 375 dos 800 veículos cadastrados em Salvador possuem vistoria aprovada para 2025. A prefeita em exercício de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), e o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, assinaram, ontem, decreto que atualiza o regulamento do transporte escolar na capital baiana.
As mudanças contemplam a desburocratização do cadastro e renovação de crachás, a flexibilização para a entrada de novos permissionários e a inclusão de veículos de sete lugares. Além disso, foi ampliada a vida útil permitida para vans, que passa a ser de 20 anos, e para doblôs, com limite de 15 anos. O decreto também autoriza motoristas auxiliares a dirigirem mais de um veículo cadastrado e simplifica a substituição e transferência de veículos no sistema.
Documentação
Os pais devem verificar se o motorista apresenta alvará de circulação atualizado, cartão de identificação com QR Code e veículo padronizado. É possível conferir essas informações pela plataforma Salvador Digital ou entrando em contato com a Semob através do número (71) 3202-9200.
“O termômetro para avaliar o serviço é a própria criança. Minha neta é muito desconfiada, mas dentro do carro ela se sente à vontade.” afirma Silvana Andrade, avó de Ária Andrade que utiliza o transporte de Edcarlos dos Santos, motorista há 10 anos. “Eu transporto 30 crianças por dia. Nosso maior desafio é oferecer um transporte de qualidade e entregar as crianças com tranquilidade aos pais”.
*Sob a supervisão da jornalista Hilcélia Falcão
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes