DELÍCIA!
Dia do Cachorro-Quente: conheça 3 hot-dogs em Salvador, de tradicionais a gourmets
O famoso ‘Hot Dog’ começou sua história em 1906, no estádio americano Polo Grounds, chegando no Brasil 20 anos depois na cidade do Rio de Janeiro
Por Caio Pamponét e Giulia Gazar
Nesta segunda, 9 de setembro, é celebrado o Dia do Cachorro Quente, um dos lanches mais tradicionais do mundo. O famoso ‘Hot Dog’ começou sua história em 1906, no estádio americano Polo Grounds, chegando no Brasil 20 anos depois, na cidade do Rio de Janeiro.
Para comemorar a data, o A TARDE foi conhecer três hot-dogs da capital baiana que variam de clássicos a gourmets:
Travessa’s
Considerado um dos cachorros-quente mais famosos de Salvador, o Travessa’s fica localizado no Santo Antônio, funcionando das 9h às 23h, de segunda a domingo (incluindo feriados). Apesar de possuir uma variada opção de lanches, o seu carro-chefe é o hot-dog, que une montagem simples e preço acessível.
Custando seis reais, o cachorro-quente do Travessa’s é de fabricação própria diária e se assemelha à massa de um pão delícia, sendo bem leve e adocicado: “São massas diferentes, cada uma com seu segredo”, conta Lane de Carvalho, atendente da lanchonete há 5 anos.
Além do pão diferenciado, os molhos também se destacam – principalmente a maionese. Produzida todos os dias no estabelecimento, ela encanta quem a experimenta, e sua receita é tida como o “segredo de estado” da casa.
O Travessa’s é uma das lanchonetes mais antigas de Salvador, abrindo as portas em 1987. Apesar da fama, eles mantêm o espírito tradicional e não realizam pedidos via delivery. O local trabalha também com a encomenda de “mini-dogs” para festas e eventos, custando R$1,75 a unidade.
Sr Dog’In
Localizado no maior parque gastronômico da cidade, o Food Park da Boca do Rio, o Sr Dog’In oferece além da opção tradicional, variações gourmets de 30 centímetros, com recheios de Bacon e o carro-chefe da casa: o hot-dog maçaricado de queijo muçarela.
A consistência do pão é relativamente densa e os molhos artesanais são saborosos e incluem cheddar, maionese, barbecue, ketchup, cream cheese e mostarda. O food truck funciona das 17h às 23h, abrindo 1h mais cedo aos finais de semana. Fundada por Nadison Oliveira, de 24 anos, a marca já realizou eventos como Afropunk, Virada Salvador, Festival de Verão e Carnaval e tem outra unidade em Villas do Atlântico, atendendo também pelo Ifood.
Dogão da Dila
Criada há 5 anos no fundo de uma rua em Fazenda Coutos, o Dogão da Dila foi conquistando fãs pela sua inovação, criando novos sabores à pedidos de clientes. Dentre as opções disponíveis, a lanchonete oferece variações de hot-dog com Camarão, Almôndega, Pizza, Carne Desfiada, e Frango, todos com 30 centímetros e super recheados.
Os molhos são feitos no próprio local e cada modelo de hot-dog leva acompanhamentos diferentes, como maionese verde, calabresa e vinagrete, para citar alguns.
Funcionando também via Ifood e com unidades em Fazenda Couto, Paripe e no Shopping da Bahia, o Dogão da Dila funciona das 09h às 22h, chamando a atenção de quem experimenta: "Muito gostoso, sabor incrível, tamanho dá pra dividir tranquilo, o recheio é maravilhoso”, disse Vanessa Brandão, turista de Maceió que passou pela unidade do shopping.
Confira o cardápio completo das lanchonetes visitando @dogaodadila e @srdogin nas redes sociais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes