SALVADOR
Estações do BRT passam a disponibilizar preservativos em Salvador
Insumos estão disponíveis em dispensores de acrílico padronizados instalados em pontos estratégicos
Por Da Redação
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância à Saúde (Dvis), em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), passa a disponibilizar preservativos nas estações do BRT de Salvador.
Os insumos estão disponíveis em dispensores de acrílico padronizados instalados em pontos estratégicos, inicialmente, de sete terminais do transporte público: Hiper, Pituba, Vale das Pedrinhas, Lapa, Cidade Jardim, HGE e Vasco da Gama.
Leia mais
>> Viatura da PM bate em poste na Barra após motorista passar mal
“Essa é mais uma importante parceria para fortalecer a prevenção em nossa cidade através da facilitação do acesso ao preservativo, o método mais conhecido e eficaz para se prevenir da infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis, gonorreia e alguns tipos de hepatites, além de evitar uma gravidez não planejada”, afirma o secretário da Saúde, Alexandre Reis.
O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, também destaca a relevância da iniciativa. “Esse tipo de ação num local movimentado como é uma estação do BRT, onde passam milhares de pessoas todos os dias, ajuda a conscientizar sobre a importância do uso do preservativo para se prevenir de infecções sexualmente transmissíveis. Essa iniciativa, junto com a Secretaria Municipal da Saúde, não apenas leva a prevenção para mais perto das pessoas, mas também busca lembrar que essa proteção é peça fundamental para preservar nossa saúde”, enfatiza.
Sobre a doença
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) com uma pessoa que esteja infectada sem proteção (sem o uso de preservativo externo ou interno). A transmissão pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.
Pontos de retirada:
Estação BRT Hiper
- Embarque sentido Rodoviária, próximo aos banheiros;
- Embarque sentido Pituba;
- Embarque sentido Pituba, próximo à linha de bloqueio.
- Estação BRT Pituba
- Parte superior da estação, ao lado das máquinas de autoatendimento de recarga de cartão.
Estação BRT Vale das Pedrinhas
- Linha de bloqueio (acesso entrada e saída).
Estação BRT Lapa
- Equipamento próximo aos banheiros.
Estação BRT Cidade Jardim
- Ao lado das máquinas de autoatendimento de recarga de cartão.
Estação BRT HGE
- Antes das linhas de bloqueio, logo após os portões.
Estação BRT Vasco da Gama
- Antes das linhas de bloqueio, logo após os portões.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes