CIDADANIA
Ex-presidente do Olodum, João Jorge recebe título de Dr. Honoris Causa
Cerimônia de outorga do título foi realizada pela Universidade Católica do Salvador
Por Da Redação
Presidente da Fundação Cultural Palmares e ex-presidente do Olodum, João Jorge Santos Rodrigues recebeu da Universidade Católica do Salvador (UCSal) o título de Doutor Honoris Causa. A cerimônia de outorga do título foi realizada na segunda-feira, 26.
“Não me perguntem pela emoção ou pelo coração, ele está em algum lugar onde a justiça, igualdade, fraternidade sobrevive. Agradeço a todas as pessoas da Bahia que nesses últimos 45 anos estiveram comigo nas ruas, nas tribunas, nos palácios. Não é fácil para alguém que nasce em um bairro pobre atravessar fronteiras falando de um mesmo assunto: justiça, direito e igualdade, e eu me propus a fazer isso”, celebrou João Jorge, durante o momento da abertura.
O título de Doutor Honoris Causa é a maior honraria concedida pela UCSal e foi aprovada pelo Conselho Universitário. “Com mais de seis décadas, em favor da formação humana, hoje temos João Jorge, filho dessa casa, retornando ao campus para receber essa honraria”, afirmou o Reitor da Universidade, Prof. Deivid Lorenzo
João Jorge é egresso do curso de Direito da UCSal e abriu caminhos para o debate da negritude no ambiente acadêmico.
“Este é um momento que une emoção, conhecimento e a certeza de que um trabalho extraordinário foi realizado. A UCSal é berço de muitos estudantes que escolheram trilhar o caminho da justiça e da igualdade. Retornar aqui para receber esta homenagem simboliza que todos os alunos, sejam eles atuais ou egressos, têm a oportunidade de alcançar tal reconhecimento", destacou o presidente da Palmares.
Ao final da cerimônia, João Jorge assistiu a um vídeo com mensagens de carinho da família.
O evento foi finalizado com o artista Tonho Matéria, que cantou sobre a Revolta dos Búzios ainda na cerimônia; e com apresentação do Olodum, que pintaram a cerimônia de amarelo, vermelho, verde e preto.
“As canções do Olodum nos dão sentido, nos levam a vários lugares através de versos, porque para obter o reinado é preciso lutar. Através disso tudo, João Jorge chegou a esse momento, a essa honraria gigantesca. João Jorge é Honoris Causa”, disse Tonho Matéria.
A mesa do evento foi composta pelo Reitor da Universidade, Prof. Deivid Lorenzo; as Pró-reitoras, profa. Germana Pinheiro e profa. Silvana Carvalho; o Grão-chanceler da Universidade, o Arcebispo da Arquidiocese de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; o Diretor Executivo da mantenedora da Universidade, Renilson Santos; a Secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades (Sepromi), ngela Guimarães; a Defensora da Bahia, Dra. Firmiane Venâncio; e representando a Secretaria de Educação do Estado, Djenane Santos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes