Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Fé que preserva: Presente Ecológico de Iemanjá celebra 13ª edição no Solar do Unhão

Programação contará com café da manhã coletivo, feijoada comunitária, apresentações culturais e um cortejo simbólico

Redação

Por Redação

30/01/2026 - 20:58 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Imagem ilustrativa da imagem Fé que preserva: Presente Ecológico de Iemanjá celebra 13ª edição no Solar do Unhão
-

O Solar do Unhão será palco, no dia 1º de fevereiro, da 13ª edição do Presente Ecológico de Iemanjá, uma celebração que articula espiritualidade, cultura afro-baiana e compromisso ambiental. O evento é realizado pelo MUSAS – Museu de Street Art Salvador e pelo CEN – Coletivo de Entidades Negras, em parceria com associações comunitárias, movimentos culturais e casas tradicionais de matriz africana.

A proposta do Presente Ecológico reafirma uma forma consciente e respeitosa de celebrar Iemanjá, substituindo objetos poluentes por gestos simbólicos, elementos biodegradáveis e manifestações imateriais de fé. A iniciativa também cumpre um papel pedagógico ao dialogar com a população sobre a importância de não lançar materiais plásticos ou resíduos no mar, especialmente no dia 2 de fevereiro, preservando as águas e o meio ambiente.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A programação contará com café da manhã coletivo, feijoada comunitária, apresentações culturais e um cortejo simbólico até as águas. A participação cultural das Filhas de Gandhy fazendo o cortejo do presente até às águas reforça a força das manifestações afro-baianas na construção da identidade cultural de Salvador. Após o cortejo, a ancestralidade em forma de música e ritmo ficam por conta do grupo Alabó. A condução religiosa estará sob os cuidados da tradicional Casa de Oxumarê, referência histórica do candomblé, garantindo o respeito aos fundamentos, ritos e saberes ancestrais.

O Presente Ecológico destaca que o ato de devoção pode se expressar por meio de orações, cantos, palmas, músicas, palavras de agradecimento e a mentalização de boas energias, reafirmando que o valor do presente está na intenção, no respeito e no cuidado com a natureza. Em um contexto de emergência climática e crise ambiental, a celebração propõe uma reflexão coletiva sobre responsabilidade ambiental, ancestralidade e futuro.

Mais do que uma festa, o Presente Ecológico de Iemanjá se consolida como um ato público de afirmação da liberdade religiosa, de enfrentamento à intolerância e de valorização das culturas de matriz africana, reafirmando Iemanjá como símbolo de cuidado, acolhimento e proteção das águas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

candomblé Celebração Tradicional Cultura afro-baiana Iemanjá preservação ambiental Responsabilidade Socioambiental

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Em passagem no Campo Grande, Margareth saúda Brown por 25 anos de hit

Play

Briga de casal termina com homem ferido por garrafada no Campo Grande

Play

“Pensei até em deixar de existir”, desabafa filho de Popó nas redes sociais

Play

Suspeito de tocar partes íntimas de mulheres na Graça é preso em Salvador

x