PREVENÇÃO
Hospital da Mulher realiza a campanha ‘Blitz do Outubro Rosa’ na Estação da Lapa
INCA estima que 4.320 casos de câncer de mama sejam registrados na Bahia apenas em 2024
Por Priscila Dórea
Com uma estimativa de que 4.320 casos de câncer de mama sejam registrados na Bahia apenas em 2024 (Instituto Nacional de Câncer - INCA), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Hospital da Mulher (HM) têm um objetivo claro na campanha do Outubro Rosa deste ano: disseminar informação. Com a distribuição de brindes, ontem foi dia de mais uma das várias ações da campanha, a "Blitz do Outubro Rosa", na Estação da Lapa. Por meio de dinâmicas educativas, profissionais do HM alertaram os transeuntes sobre a importância da prevenção na luta contra o câncer de mama.
“Nosso foco tem sido o fortalecimento junto à população sobre a importância da detecção precoce e, claro, da prevenção, a qual se tem acesso através da informação. Por isso, temos ido a esses locais com grande circulação de pessoas, como a Estação da Lapa e, em breve, no dia 26, ao Parque da Cidade, sempre com ações dinâmicas, pois elas tendem a prender a atenção das pessoas de forma rápida e são uma forma eficiente de transmitir as informações”, explica a diretora geral do HM, Avana Cavalcante.
Além da distribuição de brindes em meio à desmistificação de ideias relacionadas ao câncer de mama e panfletos informativos das blitzes, a campanha também tem ido aos shoppings da cidade, onde um bate-papo com especialistas da área de ginecologia, mastologia e oncologia tira dúvidas do público, além de outras ações informativas espalhadas por Salvador. Foi em uma ação desse tipo que a recepcionista Elaine Cristina Pereira da Silva (48) conheceu, em 2023, a importância da prevenção.
“Estava em um shopping e o pessoal da campanha me parou para falar sobre o câncer de mama. Tinha a noção do perigo, mas nunca tinha pesquisado muito sobre, então aquele dia serviu de alerta mesmo. Foi por causa de uma campanha dessas que fiz o exame de mama pela primeira vez”, relata Elaine, que participou das atividades da blitz educativa na Estação da Lapa.
Conscientização
Por mais que a campanha do Outubro Rosa seja bem conhecida, ainda há muitas mulheres que desconhecem quão essencial é realizar essas consultas e exames preventivos, aponta a analista de dados Ana Luísa Vieira Cruz (27), que também participou das ações na Estação da Lapa. “Muita gente acaba negligenciando a própria saúde, né? Não faz os exames que precisa ou mesmo vai adiando o assunto. Por isso, acho que essa campanha é muito importante”. afirma.
A campanha também serve para mostrar a enorme gama de exames, diagnósticos e tratamentos que o Hospital da Mulher disponibiliza hoje. Referência estadual no cuidado relacionado à saúde da mulher, o HM já ultrapassou a marca de 3,8 milhões de atendimentos médicos e multiprofissionais e mais de 70 mil cirurgias realizadas. Nesse universo de dados, 17 mil das cirurgias e mais de 200 mil atendimentos estão ligados ao câncer de mama.
“Por isso, é essencial que levemos informações verídicas para a população, para que ela possa saber por que a prevenção é importante, quais os sinais que podem apresentar e, a partir de então, buscar algum serviço de saúde que preste a consulta, exame e avaliação que venha a necessitar”, explica a coordenadora do serviço social do HM, Jacqueline Sacramento.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes