SEGURANÇA
Motofaixa reduz acidentes na Bonocô no primeiro mês
Número de ocorrências com moto caiu quase 60% na via, e mototaxistas pedem mais faixas exclusivas
Por Leo Prado*

Após o primeiro mês de funcionamento da motofaixa na Avenida Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô), o número de acidentes com motos reduziu em quase 60% no trecho, segundo registros da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A medida tem conquistado elogios dos motociclistas, que pedem ampliação em mais vias da capital.
“Está sendo um sucesso, porque os motociclistas estão tendo mais segurança. Então, nós estamos reivindicando a colocação de mais motofaixas nas vias de grande circulação, como a Avenida Luís Viana Filho e a Antônio Carlos Magalhães”, conta o presidente do Sindicato dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia (Sindmoto/Ba), Marcelo Barbosa.
O superintendente da Transalvador, Diego Brito, adianta que há, sim, a intenção de criar mais motofaixas. Segundo ele, a Avenida Luís Eduardo Magalhães é um dos pontos em que se pretende levar o serviço. “Nossos técnicos já estão analisando outras vias onde possamos implantar o espaço segregado”, pontua.
O mototaxista Alex Santos (46) também considera importante a expansão: “Esse projeto é excelente. Eu espero que estenda por toda a cidade, na Paralela, por exemplo, e até na BR, porque são os mais perigosos para nós, por serem mais movimentados”.
Desde a inauguração da nova motofaixa, apenas três acidentes foram contabilizados na Bonocô. No mês anterior, quando o lugar ainda não possuía a sinalização, ocorreram sete acidentes. Neste ano, foram 17 sinistros envolvendo motos na avenida, sem vítimas fatais.
Em toda a cidade, 15 pessoas foram a óbito em ocorrências com moto entre janeiro e março de 2025. Já em 2024, a Transalvador registrou 56 acidentes com motos na Av. Bonocô, em que duas pessoas morreram e 54 ficaram feridas. Na capital, foram 84 vítimas fatais, o que representa 59% das 142 mortes no trânsito de Salvador no ano passado.
A motofaixa está desenhada entre as faixas 1 e 2, de cada sentido, a partir do canteiro central. O espaço, demarcado por linhas tracejadas nas cores azul e branco, permite que os motociclistas circulem sem alterar a dinâmica já existente na via.
Além disso, o limite de velocidade na Bonocô mudou de 70 para 60 km/h, por determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Ontem, com o fim do período de adaptação, o novo limite passou a ser fiscalizado pela Transalvador.
“Nós motociclistas costumamos ficar muito vulneráveis no trânsito, porque muitos carros mudam de faixa sem sinalizar. A motofaixa nos dá um espaço exclusivo, então eu sinto mais segurança passando por ela”, comenta o recepcionista Lucas Bispo (28), que afirma ter passado a escolher a Bonocô como trajeto com mais frequência após a implementação da via.
*Sob supervisão da editora Isabel Villela
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