Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Movimento intenso marca últimos preparativos para saudar iemanjá

Fiéis antecipam presentes à Rainha do Mar

Thiffanny Ellen*

Por Thiffanny Ellen*

31/01/2026 - 7:25 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon

Desde cedo, a Casa de Iemanjá, no Rio Vermelho, foi bastante visitada nesta sexta (30) pelos devotos que anteciparam a entrega de presentes à Rainha do Mar, prática que se intensifica cerca de 15 a 20 dias antes do 2 de fevereiro e transforma o entorno em um lugar de fé.

No local, os ajustes finais para a grande festa envolveram desde a montagem do caramanchão, estrutura que recebe os presentes, até a organização dos balaios que serão levados ao mar. A escultura A Sereia do Rio Vermelho, do artista plástico baiano Tatti Moreno, também passou por uma restauração, conduzida pelo artista plástico José Dirson Argolo, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Presidente da Colônia Z-1, Nilo Garrido explicou que a correria dos últimos dias faz parte da tradição e reforçou o pedido por consciência ambiental. “Está faltando dois dias para a festa e a correria está muito grande. A gente pede aos devotos que não tragam plástico, como espelho, pente, tiara, porque isso vai poluir o mar e não é bom nem para a gente, nem para o mar”, afirmou.

Além da preocupação ambiental, a logística das embarcações também esteve no centro dos preparativos. Segundo Nilo, a orientação foi para que os barcos chegassem mais cedo para buscar os presentes. “Se as embarcações vierem mais cedo é melhor, porque são muitos balaios. Se não chegam cedo, fica ruim de colocar tudo nas embarcações”, disse, ao destacar o trabalho coletivo dos pescadores na organização da saída para o mar.

Presente dos pescadores

O presente principal dos pescadores já está concluído e seguiu o mesmo terreiro responsável pela confecção do ano passado. “O presente já está pronto. A artista plástica é Sandra Rosa. A gente foi lá ontem ver e está tudo certo. Ele vai chegar aqui na madrugada do dia 1º para o dia 2”, explicou Nilo. Segundo ele, o terreiro Olufanjá e a Mãe Nicinha de Nanã também acompanharam o processo e realizaram a benção do presente.

A expectativa, segundo o presidente da colônia, foi de que a festa transcorra com tranquilidade. “A gente espera paz. Aqui dentro da colônia a gente promove a paz, mas fora acontecem agressões e roubos. A Polícia Militar e a Guarda Municipal estão apoiando, mas a festa precisa que as pessoas venham com paz, porque é uma festa de paz”, afirmou.

Responsável por parte da condução religiosa da celebração, o babalaô Robson do Agogô destacou o significado espiritual do dia 2 de fevereiro e das homenagens que antecedem a festa. “A qualidade de Iemanjá da segunda-feira é Asesu, a mais velha da profundeza. Ela conhece todos que nascem e todos que vivem”, disse, ao explicar que as oferendas e rituais dialogam com outros orixás e com os quatro elementos da natureza.

O sagrado na festa

Robson também ressaltou a importância dos presentes ecológicos e da preservação dos espaços sagrados. “Vamos falar da importância de trazer presentes, mas respeitar o mar e trazer presentes ecológicos”, afirmou. Segundo ele, a programação incluiu ainda a terceira lavagem da Igreja de Sant’Ana, marcada para o dia 1°, às 10h. “A gente vai fazer a lavagem falando da importância de Nanã e de Maria, mãe de Jesus Cristo. É preciso preservar e respeitar, porque também é um ponto sagrado”, completou.

Entre os devotos que passaram pela Casa de Iemanjá ontem, o clima foi de gratidão e devoção antecipada. Filho de Iemanjá, Henrique Sousa, de 47 anos, contou que fez questão de levar seu presente antes do dia oficial. “Vim pedir proteção e saúde para estar aqui segunda-feira”, disse. Já Letícia Ferreira, de 23 anos, levou flores como forma de retribuição. “Vim agradecer, deixar umas rosas e volto no dia 2”, afirmou.

Serviços de apoio

A Prefeitura montou um esquema especial de serviços para a Festa de Iemanjá, com atuação integrada de secretarias e órgãos municipais. Segundo o Executivo, a operação incluiu ordenamento do comércio informal, limpeza reforçada antes, durante e após a celebração, apoio da Guarda Civil Municipal, ações da Transalvador para organização do tráfego e reforço no transporte público, além de equipes da saúde e da assistência social de prontidão na região do Rio Vermelho. A montagem do caramanchão (barracão de Iemanjá para entrega dos presentes), realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), está nos ajustes finais.

A Transalvador informou que montou uma operação especial no bairro do Rio Vermelho, com interdições e mudanças de circulação em vias como a Avenida Oceânica, Rua da Paciência, Rua Oswaldo Cruz, Rua Conselheiro Pedro Luiz, Largo da Mariquita, Rua Borges dos Reis, Rua Guedes Cabral, Rua João Gomes, Rua Almirante Barroso, Avenida Cardeal da Silva e trechos da Avenida Juracy Magalhães Júnior. Também haverá restrição de estacionamento nessas áreas e instalação de barreiras fixas e móveis para controlar o acesso de veículos. Segundo o órgão, as alterações começaram na noite de domingo (1º) e seguem até a manhã de terça-feira (3), com o objetivo de garantir a segurança dos fiéis e a fluidez do tráfego durante os festejos.

*Sob a supervisão da editora Isabel Villela

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

consciência ambiental Cultura Afro-Brasileira festa de Iemanjá Iemanjá rio vermelho tradição religiosa

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Terreiro pichado em Salvador convoca ato contra o racismo religioso

Play

Polícia Civil ocupa Centro Histórico de Salvador e apreende drogas

Play

Cliente relata ter sido vítima de racismo em supermercado de Salvador

Play

Americano morto em Brotas passava férias em Salvador com esposa baiana

x