SALVADOR
Neoenergia e EC Bahia unem forças para transformar comunidades
Projeto Bora Bahêa Meu Bairro é expandido e passa a beneficiar cerca de 720 crianças
Por Joana Lopo
Em meio aos desafios vividos em sua comunidade, Enzo Araújo, de 12 anos, encontrou no projeto socioeducativo Bora Bahêa Meu Bairro uma fonte de aprendizado e transformação. Animado com as atividades educativas, o jovem comemora as lições adquiridas, que vão desde o respeito aos mais velhos até as práticas sustentáveis, como reciclagem e consumo consciente de energia. “Isso ajuda a ter um mundo melhor”, celebra Enzo, que já aplica os ensinamentos na escola e em casa.
A parceria entre o grupo Neoenergia Coelba e o Esporte Clube Bahia SAF, que alia esporte e conscientização sobre o consumo de energia elétrica nas comunidades carentes de Salvador, é realizada por meio do projeto Bora Bahêa Meu Bairro. Com a expansão recente para novos bairros, o programa agora alcança seis comunidades, envolvendo cerca de 720 crianças. Além do desenvolvimento de atividades esportivas, os participantes aprendem sobre a utilização adequada e sustentável de energia elétrica e participam de atividades externas para o desenvolvimento de habilidades sociais.
De acordo com o supervisor de eficiência energética da Neoenergia, Daniel Sarmento, a parceria permite uma aproximação maior com as comunidades que são importantes para a empresa trabalhar o tema por meio do seu Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel.
“O projeto utiliza o futebol para criar a cultura da economia de energia em crianças e jovens de comunidades carentes de Salvador, público-alvo do nosso programa”, afirma. “Com esses jovens e crianças, podemos trabalhar ações lúdicas e educativas, pois acreditamos que eles ajudam a multiplicar esse conhecimento nas suas comunidades, nas suas residências. Eles aprendem como economizar energia, o que impacta diretamente na redução de custos com a energia e na qualidade de vida.”
Ele conta, ainda, que a programação do projeto inclui ações fora das comunidades, como visitas ao Museu da Energia, onde as crianças têm contato com os conceitos básicos e a história da energia elétrica.
Segundo Sarmento, além de atividades educativas, o projeto leva orientações e serviços diretamente às comunidades, incluindo ações integradas com parceiros como o Ministério Público, a Prefeitura de Salvador e o Senac, como ocorreu no último dia 23, no bairro de IAPI. “Disponibilizamos a unidade móvel educativa da Neoenergia e área com brinquedos para as famílias aproveitarem os diversos serviços enquanto as crianças se divertem e aprendem mais sobre economia de energia”.
A Neoenergia Coelba também busca viabilizar a instalação de sistemas solares para beneficiar as famílias do projeto, unindo desenvolvimento social e energia limpa. No primeiro projeto do tipo implantado esse ano pela Neoenergia, em parceria com a Prefeitura de Salvador, os painéis solares já beneficiam o Residencial Mane Dendê, no bairro da Ilha Amarela, gerando uma economia anual da ordem de R$ 180 mil para as 260 famílias da comunidade.
Impacto social
Para o diretor de Operações e Relações Institucionais do Esporte Clube Bahia SAF, Vitor Ferraz, o projeto pode impactar a vida de crianças e adolescentes de diversas formas, tanto do ponto de vista da disciplina que o esporte traz quanto em questões como convívio em grupo, adversidades da disputa esportiva, consciência corporal para a saúde, concentração e compreensão da dinâmica das relações com colegas e lideranças.
“O impacto social também é relevante porque há uma necessidade das crianças de frequentarem a escola, de acompanhar a condição familiar”, observa Ferraz. São muitas as vertentes que impactam e os programas que surgem com os parceiros, como a Neoenergia, em relação a consciência sobre o uso da energia e a eficiência energética em si.”
Ele diz, ainda, que projeto Bora Bahêa Meu Bairro se alinha a um conceito amplo que o Bahia já vem trabalhando no seu Núcleo de Ações Afirmativas, considerando que o clube pode ir além do futebol, sendo um vetor de inclusão, de debates socialmente relevantes. “O clube vai a campo para devolver à sociedade o que a sociedade entregou ao Bahia”, reforça. “Faz parte da missão do clube impactar de forma relevante a vida da nossa comunidade.”
Segundo Ferraz, o projeto já está em fase de conclusão da primeira etapa, que é a implementação de 11 campos distribuídos na cidade de Salvador. “Sem dúvida, vamos expandir nosso olhar com nossos parceiros, principalmente com a Neoenergia, no sentido de contemplar outras cidades do nosso estado”, afirma. “Alguns municípios já demonstraram interesse. Se pudermos fazer isso, será um passo importante para a consolidação do Bora Bahêa Meu Bairro.”
No Vale das Pedrinhas, o monitor do projeto, Renato Araújo, ressalta que as atividades vão além do aprendizado teórico e prático, impactando diretamente a rotina dos participantes. “O mais importante é levar isso para casa, com os pais e os familiares”, avalia. “O consumo de energia é saber usar os aparelhos de forma correta. É ser consciente de que o uso sustentável da energia é importante para todos, já que a consequência é um planeta melhor.”
Parceria leva energia solar aos bairros atendidos
A Neoenergia Coelba também estuda a viabilidade para a instalação de painéis solares para beneficiar as famílias das comunidades contempladas pelo Bora Bahêa Meu Bairro. A iniciativa, segundo o supervisor de eficiência energética da Neoenergia, Daniel Sarmento, tem o objetivo de democratizar a utilização da energia solar fotovoltaica, a fim de gerar energia limpa e reduzir os custos das contas de energia para as famílias beneficiadas.
“Estamos realizando estudos para viabilizar a instalação dos sistemas solares em diferentes modelos, buscando a melhor solução para cada comunidade”, explica Sarmento. “Além da geração de energia, a parceria também inclui ações educativas para promover o uso consciente da energia elétrica.”
Ele conta que já foi realizado um projeto-piloto no bairro de Mané Dendê, onde 260 famílias já usufruem dos benefícios da energia solar. “Esse projeto serve como modelo para a expansão do programa para outras comunidades”, afirma o supervisor. “A iniciativa faz parte do compromisso da Neoenergia com o desenvolvimento social e a sustentabilidade.”
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes