Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR

SALVADOR

Prefeitura lança novo regulamento do transporte escolar

Entre as principais novidades está a desburocratização para ingresso e renovação de autorizatários,

Redação
Por Redação
Atualmente, cerca de 390 profissionais autorizados realizam o serviço em Salvador
Atualmente, cerca de 390 profissionais autorizados realizam o serviço em Salvador - Foto: Divulgação | Secom PMS

A Prefeitura de Salvador lançou nesta quinta-feira, 9, um novo regulamento do Serviço de Transporte Escolar. Entre as principais novidades está a desburocratização para ingresso e renovação de autorizatários, para reduzir a clandestinidade e aumentar a oferta segura do serviço para os pais e responsáveis de alunos que o utilizam.

A prefeita em exercício, Ana Paula Matos, e o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, assinaram o decreto que atualiza as regras para o segmento, durante solenidade no Palácio Thomé de Souza, no Centro. O documento foi elaborado em conjunto com o Sindicato dos Permissionários do Transporte Escolar.

Tudo sobre Salvador em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Atualmente, cerca de 390 profissionais autorizados realizam o serviço em Salvador, mas a expectativa é que o número cresça com as novas regras em vigor.

Avanços

O último regulamento do transporte escolar da capital baiana foi de 2018, e o atual decreto trouxe menos burocracia para os motoristas que desejam ter a permissão para realizar a atividade, com eliminação da exigência de algumas certidões.

Além disso, outro avanço para a categoria é a liberação para que o transportador, no caso de pessoa física, possa vincular até dois veículos em sua autorização, e a liberação para o cadastro de carros de passeio com sete lugares sem porta deslizante, como o Chevrolet Spin.

A ampliação da idade máxima dos veículos aptos para se manterem no serviço foi outro benefício contido no novo regulamento, saindo de 15 para 20 anos, os do tipo Van, e de 10 para 15 anos, os do tipo Doblò ou Spin.

De acordo com a Semob, não há limitação de vagas para inserção de novos autorizatários que desejam prestar o serviço de transporte escolar na capital baiana. Os profissionais que tiverem interesse em obter a licença podem procurar a sede da Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), nos Barris.

Os motoristas credenciados seguirão passando por vistorias veiculares no local a cada dois anos, além de passar por cursos de reciclagem de forma rotineira.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

novo regulamento prefeitura de salvador serviço de transporte esclr transporte escolar

Relacionadas

Mais lidas