Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR

TECNOLOGIA

Projeto que utiliza plástico para recuperar corais da Baía de Todos-os-Santos vence premiação

Prêmio Bahia Sustentável reconheceu o trabalho do Corais de Maré

Redação
Por Redação
Berçários de plásticos geram alta de corais na Baía de Todos-os-Santos
Berçários de plásticos geram alta de corais na Baía de Todos-os-Santos -

O projeto Corais de Maré, que utiliza tecnologia inédita para promover a recuperação de corais nativos da Baía de Todos-os-Santos, venceu o Prêmio Bahia Sustentável 2024, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Governo do Estado, na categoria Ideia Sustentável, subcategoria Pesquisa Ambiental. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira (29), no auditório da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Promovido pela Carbono 14 com patrocínio da Braskem e em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Pesca Artesanal, o Corais de Maré utiliza o plástico e outros materiais para potencializar o crescimento da espécie de coral Millepora alcicornis. O material compõe a estrutura que fixa os corais nas sementeiras.

Tudo sobre Salvador em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

“São 15 anos dedicados ao trabalho de conservação da vida marinha e há três anos, mais especialmente com o projeto Corais de Maré, na recomposição de corais nativos da Baía de Todos-os-Santos. O Prêmio Bahia Sustentável vem coroar esse trabalho de muita pesquisa e que já nos rende resultados muito positivos e que tem tudo para se tornar referência internacional pela técnica inovadora no restauro dos recifes de coral”, afirma o CEO da Carbono 14, José Roberto Caldas, mais conhecido como Zé Pescador.

A conquista é compartilhada pela gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento do Corais de Maré, que é excelente exemplo de como o plástico tem potencial para melhorar a vida das pessoas e impactar positivamente o meio ambiente”, destaca.

Alessandra Silva das Neves, diretora-presidente do Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré (IPA),
Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia e Zé Pescador, CEO da Carbono 14
Alessandra Silva das Neves, diretora-presidente do Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré (IPA), Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia e Zé Pescador, CEO da Carbono 14 | Foto: Divulgação

Concorreram na mesma subcategoria do Corais de Maré, os projetos Recuperação de Manguezal no Baixo Sul e Tirando o PSA do Papel: estratégias para implementação de programas municipais de pagamento por serviços ambientais na Bahia.

Importância ambiental

Os recifes de corais são ecossistemas ricos que abrigam cerca de 25% da biodiversidade marinha global, servindo de moradia para 65% dos peixes e representando a geração de 50% do oxigênio produzido no planeta. Na Baía de Todos-os-Santos, a quantidade de corais nativos foi reduzida em 50% desde 2003, de acordo com levantamento de pesquisadores da UFBA.

Diante deste cenário, a Carbono 14 desenvolveu uma tecnologia inovadora, com uso do poliacetal, um tipo de plástico resistente, para conseguir recuperar os corais nativos. O material demonstrou maior êxito nos experimentos de aceleração de crescimento, possibilitando uma redução de 50% no tempo de desenvolvimento do coral nativo, avançando de 7 cm em seis meses para os mesmos 7 cm em apenas três meses. Por isso, esse material foi o escolhido para ser usado nas 2.285 sementeiras que foram implantadas ao logo dos três anos do projeto, em uma área de 6 mil metros quadrados na Baía de Todos-os-Santos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

baía de todos-os-santos Corais de Maré Prêmio Bahia Sustentável 2024 recuperação de corais Tecnologia sustentável

Relacionadas

Mais lidas