SOLIDARIEDADE
Salvador tem semana especial para doação de sangue; saiba como doar
Data, estratégica para conscientizar a população, marca o início de uma semana inteira de ações
Por Ian Peterson*
Hemocentros de todo o país celebraram, ontem, o Dia Nacional do Doador de Sangue, instituído há 60 anos em homenagem à Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. A data, estratégica para conscientizar a população, marca o início de uma semana inteira de ações voltadas à prática, promovidas pela Fundação Hemoba, para celebrar o aniversário de 35 anos da existência.
O ato voluntário e solidário é fundamental para a manutenção dos estoques de sangue, principalmente nesse período de férias, de datas comemorativas e de feriados prolongados, quando o número de doadores costuma diminuir, enquanto a procura aumenta.
“A Semana Nacional da Doação de Sangue é a semana mais esperada aqui na Fundação Hemoba”, diz Margareth Mascarenhas, coordenadora de captação de doadores. A programação é dedicada aos doadores fidelizados. “Doar é muito simples, não dói e salva até quatro vidas”, reforça. Neste ano, o cantor e compositor Tatau é o embaixador da campanha.
Os estoques de sangue precisam de 250 bolsas por dia para atender a rede pública de saúde em Salvador e no interior. Atualmente, há apenas 14 bolsas de sangue O negativo e 60 de O positivo, suficientes para menos de dois dias.
É possível doar sangue no Hemocentro Coordenador, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, até 16h30. Outras unidades incluem o Hospital do Subúrbio, Hospital Ana Nery, Hospital Roberto Santos e Hospital Santo Antônio (Osid). No interior, consulte o site da Hemoba para detalhes das 21 unidades de coleta.
“A doação de sangue é um gesto de amor que ajuda quem necessita de cirurgias e tratamentos, além do público atendido nas emergências”, destaca a coordenadora da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT), das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Jusileide Lima.
Ela explica que hoje a situação mais crítica nos estoques é a do sangue tipo “O positivo”. “Por ser o mais comum entre a população, ele é o mais doado, mas o mais requisitado”. Na Osid, as doações podem ser feitas na UCT, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
O Grupo GSH Bancos de Sangue também realiza campanha de incentivo a doações de sangue. A campanha “Novembro vem doar – A vida continua” e busca incentivar a parcela de 1,4% da população brasileira que é doadora e trazer novos doadores. “Nosso estoque está muito crítico de O negativo e A negativo”, conta Érica Santana, líder de captação do GSH Banco de Sangue de Salvador.
Quem quiser doar, deve ir na Unidade Hospital São Rafael, na Avenida São Rafael, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados. Mais informações: 3281-62 95, 99718-8708 (whatsapp).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes