SALVADOR
Salvador terá 700 novos ônibus com ar-condicionado; saiba quando
Vistoria técnica foi realizada na fábrica da Mercedes-Benz, responsável pela produção dos novos veículos

A frota de ônibus de Salvador deve passar por uma das maiores renovações dos últimos anos. A Prefeitura prevê a incorporação de cerca de 700 novos ônibus com ar-condicionado ao sistema de transporte público da capital ao longo dos próximos 12 meses.Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), as primeiras unidades devem ser entregues a partir de março.
Parte desse processo já está em andamento. Na última quarta-feira, 28, Semob realizou uma vistoria técnica na fábrica da Mercedes-Benz, responsável pela produção dos novos veículos, com objetivo verificar se os veículos estão sendo fabricados de acordo com as especificações técnicas.A empresa venceu o edital de licitação para o fornecimento dos ônibus climatizados que irão integrar a frota da cidade.
Do total de 700 novos ônibus previstos, 320 serão adquiridos diretamente pelo poder público para o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO), 180 destinados ao Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC) e 200 serão incorporados pelas concessionárias, como parte das obrigações contratuais de renovação da frota.
Atualmente, Salvador conta com quase 2 mil ônibus em operação, sendo 741 já equipados com ar-condicionado. A ampliação da frota climatizada faz parte da estratégia de modernização contínua do transporte público municipal.
Leia Também:
De acordo com o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, os investimentos demonstram o compromisso da gestão com a melhoria do serviço. “Mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo setor em todo o Brasil, Salvador segue investindo para qualificar o transporte público, reduzir impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.
A meta da Prefeitura é alcançar 100% da frota climatizada até 2028. Para isso, foram firmados contratos de financiamento, incluindo um acordo com o BNDES no valor de R$ 264 milhões para a compra de 320 ônibus com tecnologia Proconve-P8 (Euro VI), que emitem menos poluentes. Outro investimento envolve uma operação de crédito de R$ 100 milhões junto à Caixa Econômica Federal, voltada à renovação da frota do transporte complementar.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




