Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

FÉ E DEVOÇÃO

Santa Bárbara dá início às festas religiosas e populares da Bahia

Santa padroeira dos bombeiros e celebrada também no candomblé como Iansã terá missa e procissão

Por Gabriel Vintina*

04/12/2024 - 1:00 h
Santa Bárbara ocupa um lugar especial na devoção dos baianos, que participam da organização da festa
Santa Bárbara ocupa um lugar especial na devoção dos baianos, que participam da organização da festa -

Com a alvorada festiva de hoje às 6h, seguida pelo toque do Salva Clarins às 7h, o ciclo de festas religiosas e populares da Bahia se inicia oficialmente sob a proteção de Santa Bárbara. Considerada a padroeira dos bombeiros e celebrada também no candomblé como Iansã, a santa ocupa um lugar especial na devoção baiana. O marco central das festividades acontece na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, onde às 8h é realizada uma missa campal no Largo.

Logo após a missa, uma procissão sai da igreja, percorrendo as ruas Maciel de Baixo, João de Deus, Terreiro de Jesus e Praça da Sé. Na sequência, o cortejo desce a Ladeira da Praça, para no Mercado de São Miguel, visita o Mercado de Santa Bárbara e entra no Corpo de Bombeiros na Barroquinha para uma homenagem especial à padroeira da corporação. A procissão seguirá ainda pelas Baixa dos Sapateiros, Rua Padre Agostinho e retornará ao Pelourinho, encerrando o trajeto de fé e devoção na igreja.

Os últimos ajustes para o grande dia foram concluídos na tarde de ontem. Na igreja, devotos cuidavam dos andores que compõem a procissão, com destaque para o de Santa Bárbara, o último a ser finalizado. Já estavam prontos os de São Cosme e São Damião, São Jorge, São Sebastião, São Miguel Arcanjo, São Lázaro e São Jerônimo.

A devota e florista Marinalva dos Santos Alcântara, que há mais de 30 anos participa da decoração, destacou a emoção de contribuir para a celebração. “Santa Bárbara é muito importante para a gente aqui em Salvador. Desde casa, já começo a organizar tudo, faço minhas orações e trabalho na decoração com muita fé. Isso aqui não é só a vida e devoção para todos nós”, afirmou.

À tarde, as celebrações continuam no Largo do Pelourinho com shows musicais, a partir das 14h30, com Illy apresentando "Samba Djanira", seguida por Márcia Short e o grupo Samba de Oyá às 18h30. Outros artistas também se apresentarão nos Largos Pedro Arcanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, consolidando o caráter cultural e turístico da festividade.

As celebrações começaram no domingo com o tríduo festivo, marcado por missas realizadas nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro. Esse período preparatório reflete a importância da santa, tanto para a tradição católica quanto para o sincretismo religioso que caracteriza as festas de largo da Bahia.

Ciclo de festas

De acordo com a jornalista e doutora em antropologia Cleidiana Ramos, as festas de Santa Bárbara e outras do ciclo de verão são um símbolo das heranças culturais e religiosas da Bahia. “Essas celebrações são católicas em essência, mas carregam um riquíssimo componente afro-brasileiro. É uma relação muito mais de convivência do que de substituição entre os cultos católicos e afro-brasileiros”, explicou.

Essa convivência é simbolizada na figura de Santa Bárbara, associada no candomblé à orixá Iansã, ambas representando força, energia feminina e associadas a tempestades. Desde os anos 1950, a festa se consolidou também como um momento de afirmação cultural, com a forte presença de baianas de acarajé e manifestações multiculturais nos mercados populares. “A partir dos anos 1950, há mais reportagens e referências sobre a relação da festa com Iansã, uma divindade do candomblé”, explica Cleidiana.

Embora se considere a festa de Santa Bárbara a abertura no calendário religioso popular da Bahia, Cleidiana traz uma outra perspectiva. “O verão oficial vai começar no dia 22 no hemisfério sul, mas para a gente o verão já começou no dia 25 de novembro com a festa de São Nicodemos, que é a primeira dessas festas de largo. É uma festa que acontece na região do Porto, mas que agora ficou restrita por conta da circulação. Mas ela já foi considerada o início do verão. Aí, em seguida, vem Santa Bárbara, que é considerada por quase todo mundo o início do verão baiano”, conta.

Padroeira dos bombeiros

Para o Corpo de Bombeiros da Bahia, Santa Bárbara ganha um significado ainda mais especial, pois é reconhecida como a padroeira da corporação. No dia dedicado à santa, o CBMBA designa membros para acompanhar a celebração na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e segue o festejo pelas ruas históricas da capital, reforçando a conexão entre fé e serviço. Na sede do comando geral, na Barroquinha, como parte da tradição, serão servidas, ao meio-dia, 1.500 quentinhas de caruru para celebrar e compartilhar o momento com a comunidade, simbolizando devoção, solidariedade e gratidão à protetora dos bombeiros.

“O cortejo entra no batalhão e dá uma volta dentro do quartel. Aqui, temos um carro (...) que carrega a imagem de Santa Bárbara. Vale mencionar que ainda temos uma capela dedicada a Santa Bárbara dentro do nosso quartel”, destacou Jamile Lutiane, Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros, comandante do Primeiro Batalhão de Bombeiros Militares e coordenadora geral do evento de Santa Bárbara.

A tradição de servir quentinhas já dura mais de três décadas e se manteve mesmo durante a pandemia. “Fui comandante aqui na Barroquinha em 2022. Naquele ano, por conta da pandemia, não realizamos o almoço dentro do quartel. Em vez disso, escolhemos três pontos nas imediações para distribuir as 1.500 quentinhas. Montamos uma linha de servir e disponibilizamos mesas e cadeiras para os idosos, pois muitos deles comparecem. Além da quentinha completa, oferecemos água e refrigerante, dependendo do que a pessoa preferir”, conta Jamile.

Santa Bárbara abre caminho para outras festas populares e religiosas da Bahia, como a de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Festa de Santa Luzia. Para muitos, essas festas são um prelúdio mágico do verão baiano, que encontra no Carnaval seu auge cultural e turístico.

Serviço

Festa de Santa Bárbara - 4 de dezembro

Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Pelourinho, Salvador, BA)

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia - 8 de dezembro

Local: Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Cidade Baixa, Salvador, BA)

Festa de Santa Luzia - 13 de dezembro

Local: Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia (Cidade Baixa, Salvador, BA)

Festa de Reis - 6 de janeiro

Local: Largo da Lapinha (Salvador, BA)

Lavagem do Bonfim - 16 de janeiro

Local: Igreja Nosso Senhor Bonfim (Bonfim, Salvador, BA)

Festa do Senhor do Bonfim - 19 de janeiro

Local: Igreja Nosso Senhor Bonfim (Bonfim, Salvador, BA)

Festa de São Lázaro - 27 de janeiro

Local: Santuário de São Lázaro e São Roque (Bairro de Federação, Salvador, BA)

Festa de Yemanjá - 2 de fevereiro

Local: Rio Vermelho (Salvador, BA)

Lavagem de Itapuã - 13 de fevereiro

Local: Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã (Itapuã, Salvador, BA)

*Sob a supervisão do jornalista Luiz Lasserre

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia festas POPULARES religiosas Santa Bárbara

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Santa Bárbara ocupa um lugar especial na devoção dos baianos, que participam da organização da festa
Play

"Vida Loka" do BDM morre em confronto com Rondesp no Alto do Saldanha

Santa Bárbara ocupa um lugar especial na devoção dos baianos, que participam da organização da festa
Play

Ex-vocalista da New Hit estava cantando na banda de Igor Kannário

Santa Bárbara ocupa um lugar especial na devoção dos baianos, que participam da organização da festa
Play

Vídeo: cinco estudantes ficam presos em elevador do IFBA

Santa Bárbara ocupa um lugar especial na devoção dos baianos, que participam da organização da festa
Play

Jovem morto a tiros era menor de idade e foi apreendido um dia antes

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA