Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AMPARO

Sexta-feira da Proteção atrai multidão à Colina Sagrada

Onda de fé e devoção marcou a primeira sexta-feira do ano

Amanda Souza

Por Amanda Souza

03/01/2025 - 22:47 h
Imagem ilustrativa da imagem Sexta-feira da Proteção atrai multidão à Colina Sagrada
-

A primeira sexta-feira de 2025 foi marcada por uma onda de fé e devoção na Colina Sagrada, onde milhares de fiéis participaram da tradicional Sexta-feira da Proteção.

Promovida pela Basílica Santuário Senhor do Bonfim, a celebração é um convite a começar o ano com votos de paz, saúde e proteção.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ao longo do dia, 13 missas campais foram realizadas na praça Senhor do Bonfim, com horários que começaram às 5h e se estenderam até as 18h.

Entre as celebrações, algumas também foram transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Basílica, ampliando o alcance para aqueles que não puderam ir até lá.

Um dos momentos mais tradicionais do evento é a instalação de caixas espalhadas pelo gradil da Basílica, onde os devotos depositaram seus pedidos por escrito.

Esses desejos serão incinerados em uma cerimônia especial, marcada para o próximo dia 10 de janeiro.

Para o reitor do Santuário, padre Edson Menezes, a Sexta-feira da Proteção representa um marco de renovação espiritual.

“É Sexta-feira da Proteção porque os fiéis sobem a ladeira da Colina Sagrada para pedir a proteção do Senhor do Bonfim para o ano novo que está iniciando”, disse.

“É claro, o ano novo é sempre um período de expectativa, de sonhos, de desejos que as coisas sejam melhores e mudem”, pontuou o padre.

O pároco aproveitou para deixar uma mensagem para este ano.

”2025 para nós cristãos católicos é um ano muito especial, o ano do Jubileu da Esperança, e para nós baianos, estamos comemorando os 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Bahia. Então será um ano muito especial, de muitas graças, de muitas bênçãos do céu e de muitas celebrações”, disse.

Meire Passos foi com o neto, Theo Passos, viver a experiência da proteção. Natural de Aracaju (SE), ela vive em Salvador há nove anos, e tem muito encanto pela festa. “A fé de vocês é linda”, disse. “Eu pedi o meu neto na desta do Bonfim, e ele veio. Então vim pedir por ele, pela minha filha, por todos”, contou.

Festejos da Lavagem

A mais importante festa do começo do ano na Bahia, a Lavagem do Bonfim, está se aproximando (16.01), e o padre Edson comentou a relevância dessa celebração para a cultura da Bahia.

“É a maior festa e a festa popular que, graças a Deus, se mantém. Outras festas perderam seu brilho e até nem acontece mais, mas a festa do Bonfim continua”, disse. “Estamos preparando tudo. Sairemos da Conceição da Praia às 7h, conduzindo a imagem do Senhor do Bonfim até a Colina Sagrada. Chegando, eu irei transmitir uma mensagem e conceder uma bênção”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Vídeo: ferro-velho é interditado por receptar cabos roubados em Salvador

Play

Corpo de jovem desaparecido é encontrado na praia de Amaralina

Play

Bombeiros retomam buscas de jovem desaparecido na praia de Amaralina

Play

Batida com três carros deixa uma pessoa ferida na Av. Tancredo Neves

x