SAÚDE
Ácaros e crianças com asma

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Estadão Conteúdo
A alergia é uma reação de hipersensibilidade iniciada por mencanismos imunológicos caracterizados pela prodição de níveis elevados de alérgenos específicos à imunoglobulina E (IgE). A asma alérica é uma doença crônica respiratória comum e afeta aproximadamente 300 milhões de pessoas ao redor do mundo com uma prevalência crescente em crianças. A exposição alérgica aos ácaros (AC) é um gatilho significativo para exacerbações de muitos pacientes asmáticos. Mais de 90% das crianças com asma desenvolvem um sensitização específica a IgE contra os alérgenos do ácaro.
O principal antígeno destes ácaros está nas suas fezes, e são normalmente encontrados em carpetes, estantes de livros, cortinas e principalmente em travesseiros e camas. As crises de asma brônquica podem ser desencadeadas por diversos fatores. O controle do ambiente deve ser específico para cada tipo de substância a que a pessoa seja alérgica. No caso do ácaro, o ideal seria diminuir a umidade do ar ambiente, reduzir a poeira domiciliar e quando possível, fazer uso de acaricídas (drogas que matam o ácaro). Retirar carpetes, preferir persianas que possam ser limpas com um pano úmido, encapar colchões e travesseiros com plástico anti-ácaro. E sempre que possível realizar todas as medidas profiláticas, pois estas são importantes para obter-se a melhora dos sintomas, além de diminuir a quantidade de medicação utilizada pelo asmático.
Referências
YAP, J.M.G. et al. Multiple House Dust Mite Allergen- Sensitization Profiles in Children with
Allergic Asthma, v.5, n.3, 2014.
https://www.asmaticos.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=109:a-asma-e-a-alergia-os-acaros-a-sinusite-e-a-rinite-alergica-&catid=4:artigos
Por Joyce Rouvier
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



