SAÚDE
Ácido fosfatídico e hipertrofia
Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Agência Estado
A massa muscular esquelética é altamente dependente da síntese protéica muscular e, a proteína quinase chamada mTOR tem sido reconhecida por seu papel regulador no crescimento muscular. O ácido fosfatídico (AF) é um diacil-glicerolfosfolipídeo e, age como um sinalizador lipídico. É precursor da biossíntese de outros lipídios e é um grande constituinte das membranas celulares. Estudos recentes demonstram que o estímulo mecânico pode induzir o aumento nos níveis intracelulares de AF e que esse aumento contribui para a ativação dos eventos sinalizadores dependentes de mTOR.
Estudos anteriores tem determinado que um aumento na biodisponibilidade exógena de AF C8, ou AF derivado do ovo, é suficiente para aumentar de forma significativa a sinalização de mTOR, entretanto, comparando os lipídios derivados do ovo com os da soja, esta última tem um maior potencial agonista nesta sinalização. Provavelmente devido ao maior teor de ácidos graxos insaturados. Pesquisadores sugerem que mudanças na força muscular no exercício resistido podem ser resultantes de uma suplementação com AF.
Referências
JOY, J.M. et al. Phosphatidic acid enhances mTOR signaling and resistance exercise induced hypertrophy, Nutrition & Metabolism, v.11, n.29, 2014.
Por Joyce Rouvier
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes