Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Benefícios da acelga

Equipe Nutrição & Boa Forma | Estadão Conteúdo

Por Equipe Nutrição & Boa Forma | Estadão Conteúdo

02/09/2014 - 7:00 h | Atualizada em 21/01/2021 - 0:00

A acelga é uma hortaliça, comum na região do Mediterrâneo, verde escura da família Chenopodiaceae. Contém quantidades significativas de vitaminas A, K e C e, niacina, B6, B9, B1 e B5 e minerais como o cálcio, cobre, sódio, potássio, ferro, manganês, magnésio e fósforo. Apresenta ainda baixa caloria e gordura. Além disso também contém o ômega-3 e os flavonóides antioxidantes como o beta e o alfa caroteno, a luteína e a zeaxantina. Devido à presença de ácido oxálico pode atrapalhar a absorção do cálcio.

A Vitamina K1 ajuda a evitar a excessiva ativação dos osteoclastos, as células que destroem o osso. Adicionalmente, as bactérias nos nossos intestinos convertem a vitamina K1 em K2, a forma de vitamina K, que activa a osteocalcina, a proteína de anti-colágeno nos ossos. Tanto a vitamina A e o beta-caroteno são os nutrientes importantes para a visão. O Beta-caroteno também foi objeto de extensas pesquisas em relação à prevenção do cancro e prevenção de danos à base de oxigênio das células.

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Por apresentar compostos antioxidantes ajuda a atenuar o estresse oxidativo e a prevenir doenças crônicas. O potássio, presente na acelga, é um importante componente das células e dos fluidos do corpo e que ajuda a controlar a freqüência cardíaca e pressão arterial contrariando os efeitos do sódio. Como um bloqueador de cálcio natural, o magnésio presente na acelga evita o excesso de cálcio nas células nervosas e, portanto, a ativação do nervo. Assim, a acelga ajuda a manter os nervos relaxados. A ativação dessas células leva à contração excessiva, resultando em condições como cãibras musculares, dor, fadiga, pressão arterial alta, enxaquecas e espasmos musculares. Os Níveis adequados de vitamina E na dieta ajudam a limitar os danos neuronais no cérebro; útil assim no tratamento de pacientes que sofrem da doença de Alzheimer.

Referências

https://www.i-legumes.com/acelga_beneficios_saude.html

https://www.nutrition-and-you.com/swiss-chard.html

Por Joyce Rouvier

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

x